Açoriano Oriental
Saúde
Estudo mostra degradação do sistema de saúde
O actual sistema de saúde está em degradação e é insustentável, conclui um estudo do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), que recomenda um novo modelo de financiamento que incida nos resultados.
Estudo mostra degradação do sistema de saúde

Autor: Lusa/AO online
“Propomos uma mudança de paradigma: pensar em financiar os cuidados de saúde e não as condições que permitam vir a possibilitar esses cuidados”, defendeu o economista Augusto Mateus, coordenador do estudo.

Assim, o financiamento do sistema deveria ser feito através da satisfação das necessidades da população e não através das infra-estruturas

“O Estado deve querer é que os portugueses tenham acesso a cuidados de saúde e não ter três hospitais separados por 30 quilómetros de distância”, exemplificou Augusto Mateus.

“Financiando as condições chegámos à insustentabilidade financeira do sistema. Então, talvez valha a pena dar uma oportunidade a financiar os resultados”, acrescentou.

Para os autores do estudo, ficou demonstrado “que não é possível continuar a assistir à degradação” da sustentabilidade do sistema de saúde.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados