Açoriano Oriental
Estrangeiros nos EUA correm risco de terem penas mais duras que nacionais
Os estrangeiros nos Estados Unidos têm mais possibilidades de serem condenados a penas de prisão mais longas que os cidadãos nacionais, refere um estudo publicado esta quarta-feira na revista American Sociological Review.

Autor: Lusa/AO Online

 

Em 2008, 96 por cento dos estrangeiros considerados culpados por tribunais federais norte-americanos foram condenados a penas de prisão efetiva, enquanto essa sentença afetou somente 85 por dos cidadãos nacionais.

Comparando o mesmo crime, a pena de prisão é, em média, superior de dois a quatro meses de prisão, refere o inquérito intitulado “Cidadania e Punição: a preponderância da nacionalidade na justiça penal americana”, que recolheu dados durante 12 anos, entre 1996 e 2008.

O “número de cidadãos não americanos condenados nos tribunais federais quintuplicou ao longo dos últimos 20 anos”, indicou o principal autor do estudo, Michael Light, professor de sociologia da Universidade de Purdue.

“Os resultados sugerem que há uma desigualdade de tratamento e de direitos”, salientou o investigador, por que os “fatores normalmente associados à severidade da pena, como a gravidade do delito ou os antecedentes, não podem, por si só, explicar um tal fosso”.

O estudo conclui ainda que os não americanos indocumentados têm sete vezes mais possibilidades de serem encarcerados que os americanos, enquanto os imigrantes que estão em situação irregular têm o dobro que os cidadãos nacionais.


   

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados