Açoriano Oriental
Estátua de João Paulo II inaugurada em Ponta Delgada 25 anos após visita do papa
A Câmara de Ponta Delgada, nos Açores, inaugura na terça-feira uma estátua de João Paulo II no aeroporto da ilha de São Miguel, 25 anos após a visita deste papa ao arquipélago
Estátua de João Paulo II inaugurada em Ponta Delgada 25 anos após visita do papa

Autor: LUSA/AO online

"Agora que temos os meios e que os custos são substancialmente reduzidos, era para mim inaceitável, estando nós na posse da estátua, não ter uma solução, encontrada em consenso com a ANA”, afirmou o autarca José Manuel Boleiro (PSD) na reunião pública do executivo municipal.

Em maio de 2009, a Câmara de Ponta Delgada anunciou a construção de um monumento de homenagem a João Paulo II, a erguer junto ao aeroporto que tem o nome do único papa que visitou os Açores, em maio de 1991.

Nesse sentido, a autarquia celebrou um protocolo com a ANA, empresa que gere os aeroportos nacionais, tendo em vista a cedência do espaço para a localização da estátua, da autoria do escultor Álvaro Raposo França, no separador central da via de acesso ao aeroporto. Esta localização foi entretanto alterada.

José Manuel Boleiro informou hoje que, segundo o novo acordo estabelecido com a ANA, a autarquia fica responsável por pagar 12.800 euros, enquanto a empresa paga a despesa da iluminação cénica.

“Estamos hoje numa situação radicalmente diferente da que era o projeto inicial e temos de nos conformar com a realidade e não com as intenções”, referiu o autarca, alegando que, tendo em conta o custo inicial de cerca de 140 mil euros, “nunca foi uma prioridade” para o município a concretização deste projeto.

Segundo José Manuel Bolieiro, durante estes anos o município recebeu outras propostas para localização da estátua fora da zona do aeroporto.

A vereação socialista acusou o presidente de ter faltado ao compromisso de haver uma auscultação pública quanto à localização da estátua, não sendo cumprido o protocolo inicial.

“O presidente da câmara parece ter trocado a auscultação pública por uma comparticipação financeira e nós achamos isso lamentável”, afirmou Sónia Nicolau, acrescentando que desde 2009 que a estátua aguardava uma solução num armazém.

A cerimónia de inauguração e bênção da estátua, localizada próxima da aerogare, decorre às 11:00 (mais uma hora em Lisboa), com a presença do bispo de Angra, João Lavrador.

O primeiro convite dirigido ao Vaticano para que o papa se deslocasse aos Açores foi enviado em 1978 por Mota Amaral, o primeiro presidente do Governo Regional dos Açores.

Seguiram-se novos convites, em 1980 e em 1984, que culminaram com a visita de João Paulo II, a 11 de maio de 1991, às ilhas Terceira e São Miguel.

João Paulo II teve um dos pontificados mais longos da história da Igreja Católica, tendo sido eleito em 1978 e falecido em 2005.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados