Açoriano Oriental
Estados Unidos vão retirar 500 efetivos da base das Lajes
O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, anunciou esta quinta-feira a redução de 500 efetivos da base aérea norte-americana nas Lajes, Açores, bem como o encerramento de uma base no Reino Unido.
Estados Unidos vão retirar 500 efetivos da base das Lajes

Autor: Lusa/AO Online

Num comunicado do Pentágono, Chuck Hagel afirmou que o plano de redução de custos significará "uma ligeira redução" das forças militares na Europa.

Os Estados Unidos retirarão 500 efetivos do contingente da base das Lajes, na ilha Terceira, onde atualmente estão colocados cerca de 800, e fecharão a base aérea de Mildenhall, no Reino Unido.

Apesar do fecho de Mildenhall e outras instalações mais pequenas em outros lugares, Hagel afirmou que os Estados Unidos continuarão comprometidos com o apoio aos seus aliados europeus.

"Esta transformação da nossa infraestrutura ajudará a maximizar as capacidades militares na Europa e ajudará a reforçar as nossas parcerias europeias, para que possamos apoiar os nossos aliados da NATO e parceiros na região", lê-se na declaração de Hagel.

Algumas das forças que vão retirar do Reino Unido, Portugal e outros locais serão alocadas à Alemanha e Itália.

O encerramento de Mildenhall, onde estão destacadas forças de operações especiais e aviões de reabastecimento aéreo, implicará a retirada de 2000 militares e civis ao serviço das forças armadas norte-americanas do Reino Unido.

Os Estados Unidos esperam poupar cerca de 500 milhões de dólares com a reestruturação.

Fontes do Pentágono asseguraram que as mudanças não reduzirão a capacidade norte-americana de enfrentar uma atitude considerada mais assertiva por parte da Rússia e que Washington continuará a envolver os 67 mil militares colocados na Europa em exercícios e treinos conjuntos com os seus aliados europeus.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados