Estado Islâmico ataca navio do exército egípcio


 

Lusa/AO online   Internacional   16 de Jul de 2015, 15:16

O ramo egípcio do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou um ataque "com míssil" contra um navio da marinha egípcia ao largo da península do Sinai, noticiou na sua página na Internet a organização norte-americana especializada SITE.

 

Os atentados contra as forças de segurança multiplicaram-se no Egito desde que o exército destituiu o Presidente islamita Mohamed Morsi em 2013. Centenas de polícias e soldados foram mortos nestes ataques, nomeadamente no norte do Sinai.

O ramo egípcio do EI, a "província do Sinai", explicou, num comunicado divulgado pelo SITE, que os seus combatentes "atacaram com um míssil teleguiado uma fragata" da marinha egípcia no mar Mediterrâneo, a norte de Rafah, na fronteira com a faixa de Gaza.

O exército tinha anunciado anteriormente que um navio da marinha se incendiou na sequência de confrontos entre 'jihadistas' e militares.

Um fotógrafo da agência noticiosa francesa AFP e uma testemunha na faixa de Gaza afirmaram que a fragata do exército se encontrava a mais de três quilómetros da costa, quando se ouviu uma explosão.

Embarcações da marinha egípcia socorreram a tripulação, enquanto uma nuvem de fumo se elevava sobre o navio.

Nestes últimos meses, os 'jihadistas' recorreram a mísseis teleguiados nos ataques contra blindados e veículos de combate do exército.

Se grande parte dos ataques 'jihadistas' ocorreram no Sinai, a capital egípcia e outras regiões não foram poupadas.

Na quarta-feira, o exército afirmou ter frustrado um atentado bombista com veículo armadilhado contra um posto avançado militar numa autoestrada que liga a capital à cidade de Suez (nordeste). O ataque foi reivindicado pelo ramo egípcio do EI.

No sábado passado, o consulado de Itália no Cairo foi alvo de um ataque com viatura armadilhada que causou um morto.

Este foi o primeiro atentado contra uma missão diplomática desde a destituição de Morsi, reivindicado pelo mesmo grupo.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.