Açoriano Oriental
Estada média dos turistas em Portugal regista aumento homólogo surpresa em novembro
A estada média dos turistas na hotelaria em Portugal registou em novembro de 2015 o primeiro aumento homólogo desde abril desse ano, subindo 2,26% para 1,81 noites, revelam hoje dados do AHP Tourism Monitor.
Estada média dos turistas em Portugal regista aumento homólogo surpresa em novembro

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o Tourism Monitor da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), em novembro “cresceram mais uma vez os principais indicadores da hotelaria”, sendo que a “surpresa” foi o aumento da estada média de turistas, correspondente ao número de dias que o hóspede permanece no hotel, calculado em função da relação do número de dormidas e do número de hóspedes.

Afirmando que “o ritmo de crescimento evidenciado até novembro” permite antecipar que 2015 terá encerrado “com melhores resultados na performance hoteleira do que 2014”, a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, considera "muito interessante" o crescimento da estada média em 2,26%.

É que, recorda, “mesmo no verão a estada média dos hóspedes nos hotéis diminuiu perante 2014”, pelo que não deixa de ser uma “surpresa” que em novembro, “um mês tradicionalmente menos bom para a hotelaria”, se tenha registado um “comportamento inverso”.

Cristina Siza Vieira nota, no entanto, que “esta manifestação não foi suficiente para inverter a tendência”, mantendo-se a duração da estada como “o único indicador em queda no acumulado de janeiro a novembro”.

“Temos de continuar a trabalhar para aumentar o tempo de estada dos turistas nos hotéis portugueses que, em termos de média nacional, não chega às duas noites”, afirma a responsável.

De acordo com os dados do AHP Tourism Monitor, em novembro a taxa de ocupação por quarto subiu 1,74 pontos percentuais (p.p.) face ao período homólogo do ano anterior, atingindo os 52,15%, tendo todas as categorias hoteleiras registado aumentos, à exceção das de três estrelas, com uma variação negativa de 1,98 p.p.

Os destinos turísticos com a taxa de ocupação por quarto mais elevada foram a Madeira (80,16%), Lisboa (64,22%) e Grande Porto (55,99%), tendo o preço médio por quarto ocupado subido 6,23%, para 61,94 euros, e o RevPar (preço médio por quarto disponível) aumentado 9,9%, para 32,30 euros.

Segundo a AHP, os destinos turísticos com o RevPar mais elevado foram Lisboa (49,54 euros), Madeira (47,78 euros) e Grande Porto (33,61 euros) e a receita média por turista no hotel foi de 98 euros (mais 7,69% do que no mesmo mês de 2014).

Considerando o acumulado de janeiro a novembro de 2015, a taxa de ocupação quarto foi de 67,24%, mais 2,68 p.p. do que no período homólogo, e o preço médio por quarto ocupado foi de 75,52 euros, o que representa uma subida de 9,85%.

Já o RevPar foi de 50,78 euros no acumulado, mais 14,42% do que no ano anterior, e a receita média por turista no hotel por mês atingiu o montante de 106 euros, mais 6%.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados