Especialistas debatem nos Açores sismologia e engenharia sísmica


 

Lusa/AO Online   Regional   18 de Abr de 2016, 12:54

Especialistas de sismologia e engenharia sísmica reúnem-se entre quarta e sexta-feira em congresso nos Açores, para trocar conhecimentos, disse hoje à agência Lusa o responsável pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC).

 

“Esta constituiu uma excelente oportunidade para a troca de ideias e atualização de conhecimentos por parte dos investigadores, cientistas e engenheiros, decisores e técnicos de áreas relacionadas com a sismologia e comportamento sísmico das estruturas, das questões de risco e da segurança”, afirmou Francisco Fernandes.

O diretor do LREC, organismo que se associa à Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica para realizar, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, o X Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica (Sismica 2016), considerou que todo o país tem características sismológicas, mas os Açores conferem ao evento um “maior interesse e significado” face ao seu passado e à atividade que permanece ainda hoje.

Francisco Fernandes referiu que os regulamentos da construção em vigor já contemplam que esta tenha lugar com base em características antissísmicas e seja projetada nestes termos.

“É lógico que a melhoria dos materiais, no caso específico da resistência sísmica e das estruturas tradicionais de betão armado e seus constituintes, permite uma cada vez maior segurança e proteção”, afirmou o responsável.

O engenheiro civil disse que, no âmbito do evento, na terça-feira se vai realizar um concurso de estruturas sismo-resistentes, com projetos universitários que vão ser testados para verificar o seu comportamento face a um sismo.

“Pretende-se sensibilizar a comunidade escolar, todos os jovens e pessoas em geral para esta problemática e perceção do funcionamento das infraestruturas, dos seus materiais e de que forma estes podem ser melhorados”, adiantou Francisco Fernandes.

O congresso contempla, ainda, uma iniciativa de âmbito internacional proposta pelo LREC, na freguesia das Furnas, no concelho da Povoação, sobre riscos naturais.

No âmbito do congresso serão apresentadas cerca de 80 comunicações distribuídas por oito temas pré-definidos, havendo quatro conferências especiais e visitas técnicas.

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.