Açoriano Oriental
Escritor e humorista Hélder Medeiros vence prémio Letras em Movimento
O escritor e comediante Hélder Medeiros venceu nos Açores o segundo concurso literário Letras em Movimento, com o trabalho "O carniceiro do bosque das crianças", revelou hoje a organização.
Escritor e humorista Hélder Medeiros vence prémio Letras em Movimento

Autor: Lusa/AO Online

“Sinto-me muito feliz. Quando concorri foi de espírito aberto e sem estar à espera de ganhar o que quer que seja, daí ter sido uma surpresa bastante agradável”, declarou à agência Lusa Hélder Medeiros, também conhecido por Helfimed.

O concurso literário é promovido pelo projeto Escreviver e pela Associação Ilhas em Movimento, tendo o júri sido composto por Joel Neto, escritor e jornalista, Madalena San-Bento, escritora e professora, e Luís Soares Almeida, professor de português e gerente de uma livraria em Ponta Delgada.

O vencedor receberá um prémio no valor de 500 euros e o seu livro será lançado por uma editora açoriana, contando esta iniciativa com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Segundo Hélder Medeiros, que já escreveu outros dois romances policiais, este novo livro, com a cidade de Ponta Delgada como cenário, pretendeu ser uma “aventura arrebatadora, repleta de reviravoltas e enigmas cativantes, culminando no que constituiu um desfecho imprevisível”.

“O primeiro capítulo começa com uma sequência de homicídios que impõe à pacata cidade de Ponta Delgada uma realidade até hoje inimaginável, ou seja, a existência de um assassino em série”, explicou o jovem escritor.

Hélder Medeiros, que também produz comédia divulgados em vídeos na plataforma Youtube, bem como espetáculos, declarou que, no seu caso, o romance e o humor estão ligados porque “por detrás de ambos está a escrita”.

“Tudo o que faço tem por base a escrita. O que muda é apenas o estilo”, disse o escritor, salvaguardando que "uma faceta não existe sem a outra".

O humorista, de 37 anos e “a caminho dos 70”, é natural de Ponta Delgada, onde vive.

O principal objetivo do concurso literário Letras em Movimento é “conseguir descobrir novos talentos que estão muitas vezes ‘arrumados’ por falta de confiança ou porque não têm oportunidade de se mostrarem”, declarou recentemente à Lusa Patrícia Carreiro, do projeto Escreviver.

A Associação Ilhas em Movimento, criada em 2008, visa contribuir para a discussão de assuntos de natureza económica, política e social, enquanto o Escreviver é um projeto de escrita criativa que desenvolve ‘workshops’, cursos e ateliês para todas as idades.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados