Açoriano Oriental
Escolha Donald Trump para Presidente suscita "atenção muito cuidada" do Governo dos Açores
O presidente do Governo dos Açores disse hoje que a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos da América, onde reside uma numerosa comunidade açoriana, "suscita uma atenção muito cuidada" por parte do executivo regional.
Escolha Donald Trump para Presidente suscita "atenção muito cuidada" do Governo dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

 

"O tempo é de aguardar. Obviamente que durante a campanha eleitoral foram expressas posições, opiniões por parte do então candidato e agora presidente eleito que, pelo menos, nos suscitam uma atenção muito cuidada e muito próxima em relação à evolução da próxima administração", afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas, após a entrega, no parlamento regional, da proposta de programa do Governo, na Horta, ilha do Faial.

O chefe do executivo açoriano assinalou que há “áreas fundamentais" que devem ser acompanhadas com atenção, como a evolução das comunidades emigrantes açorianas radicadas nos Estados Unidos, sobretudo na costa leste e na costa oeste, e também a própria política de emigração proposta por Donald Trump.

Vasco Cordeiro admitiu que o resultado das eleições nos Estados Unidos constitui “uma surpresa" face às expectativas dos analistas políticos, mas lembra que o país "não é uma monarquia absolutista" e que "existem outros níveis de poder" intermédio.

"Há que aguardar também pelos nomes que vão compor a futura administração e, também, aquele que será o próprio funcionamento, uma vez que o sistema político norte-americano tem também no Congresso uma parte muito significativa do poder de decisão e do poder de influência", declarou o presidente do Governo dos Açores.

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu as eleições, derrotando, contra o que previam as sondagens, a adversária democrata, Hillary Clinton.

No discurso de vitória, Donald Trump garantiu que será o Presidente de todos os americanos e que é hora de os norte-americanos curarem as feridas da divisão e se juntarem "como um povo unido".

Segundo a Direção Regional das Comunidades dos Açores, que cita dados dos últimos censos norte-americanos, a comunidade portuguesa nos Estados Unidos é de cerca de 1,4 milhões de pessoas, estimando-se que 70% seja de origem açoriana.

Não obstante estar representada em todos os estados daquele país, a comunidade açoriana é mais expressiva na Califórnia, Massachusetts e Rhode Island.

Entre 1960 e 2014, saíram da região com destino aos Estados Unidos 96.292 emigrantes, informou a Direção Regional das Comunidades.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados