Açoriano Oriental
Escola do Mar dos Açores ficará pronta dentro de um ano
O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, disse que a Escola do Mar dos Açores, obra orçada em 4,5 milhões de euros, deverá estar pronta dentro de um ano.
Escola do Mar dos Açores ficará pronta dentro de um ano

Autor: Lusa/AO Online

 

O governante, que foi hoje ouvido na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa dos Açores, reunida na Horta, a propósito das propostas de Plano e Orçamento do Governo para 2017, lembrou que as obras estão a decorrer a bom ritmo e que as aulas podem já arrancar em 2018.

"Estamos a contar que no início de 2018 estejamos prontos a inaugurar a obra e a iniciar os primeiros cursos de formação", insistiu o titular da pasta do Mar, departamento que irá contar com uma dotação de 59 milhões de euros para este ano, mais 20% do que no ano passado.

Confrontado com a existência de um alegado diferendo entre o Governo e a Universidade dos Açores, que terá recusado ser parceria da Escola do Mar, Gui Menezes disse que o assunto está ainda a ser "conversado" entre as partes.

"Essa situação está a ser conversada com a Universidade. Julgamos que em breve isso será ultrapassado, mas eu gostaria de destacar que isso não é o fundamental. O fundamental, nesta fase, é a conclusão da obra, a operacionalização dos cursos e a aquisição de equipamentos necessários", adiantou o secretário regional do Mar.

O governante destacou, por outro lado, a aposta do Governo na criação de condições para que se possam instalar na região vários projetos ligado à ciência, com o objetivo de dinamizar a economia regional.

"Vamos iniciar o projeto para a instalação na Horta do Centro de Aquacultura, que se pretende um pouco mais ambicioso", exemplificou Gui Menezes, admitindo a possibilidade desse centro poder ser partilhado por outras empresas e centros de investigação.

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia salientou ainda os investimentos relacionados com a dinamização de projetos na área do Espaço e a construção do TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.

Na área das Pescas, o governante destacou o plano de reestruturação da frota que está a ser preparado, no sentido de valorizar os produtos da pesca e assegurar um aumento do rendimento dos pescadores e armadores açorianos.

O Orçamento da Região para este ano, que será discutido e votado no Parlamento dos Açores em março, prevê ainda um investimento de 13 milhões de euros para a gestão e requalificação da orla costeira de várias ilhas, com vista à adaptação às alterações climáticas.

Uma das intervenções de maior monta, nesta área, irá decorrer em Rabo de Peixe, na costa norte da ilha de São Miguel, destinada à "proteção e estabilização das zonas costeiras", e irá custar cerca de 2,8 milhões de euros.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados