Açoriano Oriental
Erupção de vulcão intensifica-se e alarma população na Guatemala
A intensificação da erupção do vulcão de Fogo, localizado a cerca de 50 quilómetros da capital da Guatemala, está a alarmar as populações, mas ainda não foi considerado necessária a retirada das pessoas, informaram responsáveis locais.
Erupção de vulcão intensifica-se e alarma população na Guatemala

Autor: Lusa/AO Online

 

O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia indicou que as explosões no vulcão, com 3.763 metros de altitude, aumentaram de moderadas para fortes nas últimas horas.

As colunas de cinzas mantêm-se a 4.500 metros sobre o nível do mar e deslocam-se até 12 quilómetros em diferentes direções a partir da cratera.

O Instituto informou que todas as explosões geram ondas de choque sentidas a mais de 15 quilómetros de distância da montanha.

A Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred) informou, num comunicado, que os habitantes que vivem num raio até 35 quilómetros do vulcão estão alarmados pela sua intensa atividade.

De acordo com o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia, devido à intensa atividade, existe a possibilidade de ocorrerem fluxos de lava nos arredores do vulcão.

A Conred assegurou que, de acordo com a vigilância permanente que se mantém na zona, não é necessário realizar a retirada das populações.

No entanto, a mesma organização anunciou que já tem previstas as rotas para a retirada das pessoas face a qualquer eventualidade.

Existe uma recomendação da Direção Geral da Aeronáutica Civil para que se tomem precauções na navegação aérea.

O vulcão de Fogo, um dos mais ativos dos 32 que existem na Guatemala, localiza-se entre os estados de Chimaltenango e Sacatepéquez.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados