Açoriano Oriental
Erdogan diz que atitude da UE coloca em risco europeus
O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que nenhum europeu poderá mais andar nas ruas em segurança se a União Europeia (UE) mantiver uma atitude que julga hostil em relação à Turquia.
Erdogan diz que atitude da UE coloca em risco europeus

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

“Eu dirijo-me novamente aos europeus (…). A Turquia não é um país que se pode agitar, jogar com a sua honra, expulsar os seus ministros”, disse Erdogan, num discurso em Ancara.

“O mundo inteiro segue muito de perto o que se passa. Se continuarem a comportar-se desta maneira, amanhã, nenhum europeu, nenhum ocidental, poderá mais dar um passo em segurança, com serenidade nas ruas, em nenhuma parte do mundo”, acrescentou.

Estas declarações surgem com o aumento da tensão nas relações entre a Turquia e a UE nas últimas semanas, após a proibição de várias manifestações pró-Erdogan na Alemanha e na Holanda, nas quais iriam participar ministros turcos.

Erdogan já havia acusado a chanceler alemã Angela Merkel de usar "práticas nazis", o que provocou indignação em Berlim.

“Como a Turquia, apelamos à Europa que respeite os direitos humanos e a democracia", disse hoje o chefe do Estado turco na quarta-feira.

Esta tensão com a Europa acontece a menos de um mês para um referendo a uma emenda constitucional que pretende reforçar os poderes presidenciais na Turquia (a 16 de abril), o que poderia permitir a Erdogan para ficar no poder até 2029.

O Presidente turco é acusado pelos seus críticos de autoritarismo, especialmente desde a tentativa de golpe de Estado de 15 de julho, ao qual se seguiu-se uma extensa purga, que atingiu particularmente os meios de comunicação.

Erdogan rejeitou as críticas dos europeus sobre a prisão de jornalistas na Turquia.

"Quando olhamos para a lista de nomes (de jornalistas presos), há assassinos, assaltantes, pedófilos, vigaristas, tudo exceto jornalistas", afirmou o Presidente turco.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados