Açoriano Oriental
Entrada na Sérvia sem passaporte para cidadãos da UE a partir de sábado
Os cidadãos dos Estados-membros da União Europeia (UE) podem entrar na Sérvia partir de sábado sem passaporte, necessitando apenas de um bilhete de identidade válido, anunciou hoje o ministério do Interior sérvio.
Entrada na Sérvia sem passaporte para cidadãos da UE a partir de sábado

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com um porta-voz do ministério, a decisão não tem qualquer limite de tempo e vai permitir aos cidadãos da UE permanecerem até três meses no país sem necessidade de quaisquer formalidades.

A medida foi anunciada nas vésperas da reunião, agendada para segunda feira, dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, onde será discutida a ratificação do Acordo de Estabilização e Associação (AEA) com a Sérvia, o último passo antes do início formal das negociações de adesão.

A medida foi apoiada pelo chefe da diplomacia da Hungria, Janos Martonyi, que ontem iniciou em Belgrado a sua primeira visita ao exterior após a tomada de posse do novo Governo em Budapeste.

A Hungria assume em 1 de janeiro de 2011 a presidência semestral rotativa da UE, e já referiu que a adesão dos países dos Balcãs à União será uma das prioridades do seu mandato.

Em maio, Belgrado tinha já anunciado a autorização para os cidadãos da União de atravessarem o território do país apenas com o bilhete de identidade, decisão entendida como mais um sinal no lento processo de aproximação à União.

Milhares de turistas ocidentais utilizam com frequência as estradas da Sérvia durante o verão em direção aos destinos turísticos da Grécia e Turquia, no Mediterrâneo Oriental.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados