Entrada livre no Pavilhão do conhecimento para assinalar aniversário


 

Lusa/Ao On Line   Nacional   25 de Jul de 2010, 06:57

 A entrada gratuita para nove horas de actividades científicas e a inauguração de novos espaços assinalam hoje o 11.º aniversário do Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, já visitado por quase três milhões de pessoas.

"Em 11 anos de uma ciência muito viva, são quase três milhões de visitantes. E visitantes ativos, porque num centro de ciência há que libertar as mãos e a cabeça: pensar, conhecer e querer experimentar", contou a diretora do Pavilhão do Conhecimento à agência Lusa.

Segundo Rosalia Vargas, a iniciativa Pavilhão a Você será "de tirar o fôlego, uma grande festa com uma programação especial das 11:00 às 20:00 e entrada gratuita".

"Vamos ter os 'minitores', ou seja, monitores de palmo e meio", destacou, esclarecendo que os mais pequenos "vão guiar os visitantes pelas exposições e dinamizar actividades".

Trata-se de um presente para "as crianças que já costumam vir ao Pavilhão e que pediam insistentemente para passar cá mais tempo", acrescentou a também diretora da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva.

"Teremos também monitores especiais da escola de circo Chapitô e vamos lançar o livro 'Tudo ao Contrário', que reúne as experiências dos vários funcionários do Pavilhão – da diretora às pessoas do secretariado e da contabilidade –, que foram, à vez, monitores por um dia", revelou.

Hoje será ainda apresentada uma mala adaptada de um projeto premiado dos designers Daniela Pais e Jorge Moita, que pesa 40 gramas e suporta até 55 quilos.

"Iremos também lançar, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, um roteiro para a descoberta da biodiversidade da capital, que ficará disponível nos postos de turismo e em diversos outros pontos da cidade", indicou a diretora.

A iniciativa A Cozinha é um Laboratório, já habitual no Pavilhão, e uma bicicleta de gelados científicos farão igualmente parte da oferta do dia de aniversário.

A festa dos 11 anos será ainda uma oportunidade para assistir à apresentação de novas áreas, de que os visitantes passarão a poder desfrutar a partir de domingo.

"O interior do Pavilhão está em obras de remodelação e tem novos espaços que vão ser dados a conhecer ao público: novos laboratórios e salas de actividades, um novo auditório e um grande espaço de entrada – o foyer – que surge de cara lavada e com um ar mais vivo e dinâmico", descreveu a responsável.

Num momento de balanço, a diretora do Pavilhão do Conhecimento assegurou ainda à Lusa que "se está a conquistar cada vez mais público para as áreas da ciência e para a sua divulgação".

"É dentro do campo da ciência na sociedade que interessa cada vez mais fazer actividades, pois é importante as pessoas conhecerem os investigadores, o trabalho que estes desenvolvem e os resultados que obtêm. E saberem como a ciência é cada vez mais importante nas nossas vidas", declarou.

Ainda no âmbito do projeto Ciência Viva, está a decorrer o Ciência Viva de Verão, que engloba milhares de ações gratuitas por todo o país, numa colaboração entre instituições científicas, museus, centros Ciência Viva, associações, autarquias e empresas.

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.