Açoriano Oriental
Trabalho
Enfermeiros iniciam uma greve de três dias
Os enfermeiros iniciam esta quarta-feira às 8:00 uma greve de três dias, que deverá afectar todos os serviços, estando apenas garantidos os serviços mínimos para casos de risco de vida.
Enfermeiros iniciam uma greve de três dias

Autor: Lusa/AO On line

Segundo João Carlos Martins, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), a greve termina no final do turno da tarde do dia 29 (sexta-feira), o que na maior parte dos casos acontecerá às 24:00.

Todos os serviços deverão ser afectados pela paralisação, embora o sindicalista acredite que é nas intervenções cirúrgicas não urgentes e na generalidade dos centros de saúde e consultas externas dos hospitais que mais se vai sentir a falta de enfermeiros.

No que respeita aos serviços mínimos, João Carlos Martins disse que serão realizados "apenas os cuidados que se não forem prestados colocam em risco a vida dos utentes".

O SEP espera uma adesão superior à das últimas greves, que têm rondado os 70/80 por cento.

Os enfermeiros contestam a última proposta salarial do Ministério da Saúde, "inferior à apresentada anteriormente".

Estes profissionais afirmam-se "humilhados" perante a proposta de ingresso na carreira a receber 995 euros, "abaixo dos actuais já injustos 1020 euros e muito longe dos 1200 euros de qualquer outro licenciado na Administração Pública".

Os enfermeiros estão também contra as cotas que limitam o acesso de apenas 10 por cento ao topo da carreira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados