Açoriano Oriental
Encíclica papal estabelece "relação íntima entre pobres e fragilidade do Planeta"
O papa Francisco estabelece uma "relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta", na Encíclica "Laudato si - Sobre o cuidado da casa comum", anunciada e já publicada em português pelas Edições Paulinas.
Encíclica papal estabelece "relação íntima entre pobres e fragilidade do Planeta"

Autor: Lusa/AO online

"A relação íntima entre os pobres e a fragilidade do Planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do paradigma que deriva da tecnologia, a busca de outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a grave responsabilidade da política, a cultura do descartável e a proposta de um novo estilo de vida são os eixos desta encíclica, inspirada na sensibilidade ecológica de Francisco de Assis", lê-se no parágrafo 16.º do documento papal.

Esta é a primeira vez que um papa faz uma encíclica às questões ambientais, reconhecendo estas como "um importantíssimo desafio para a humanidade", afirma a editora em comunicado.

Em janeiro último, na sua vista pastoral às Filipinas, Francisco demonstrara já a preocupação com a ecologia, tendo afirmado, que havia a "necessidade de ver, com os olhos da fé, a beleza do plano de salvação de Deus, a ligação entre o ambiente natural e a dignidade da pessoa humana".

A nova encíclica do pontífice, "Louvado sejas", é inspirada no "Cântico das criaturas", de São Francisco de Assis, que, em 1979, João Paulo II proclamou Padroeiro dos Ecologistas.

Para a Paulinas Editora, o documento papal "é um urgente apelo à preservação da Terra e da Vida, através da qual a Igreja procura também influenciar os trabalhos da próxima Conferência sobre o Clima", que se realiza nos dias 07 e 08 de dezembro próximo.

Uma das metas desta cimeira, é obter-se acordo internacional, que obrigue todas as nações a manter o aquecimento global abaixo dos dois graus Celsius.

O livro com o texto da encíclica é publicada na coleção "Voz da Igreja", da Paulinas, com o preço de venda ao público de cinco euros.

Nesta colecção encontram-se outros títulos pontifícios, designadamente "Luz da Fé", a carta encíclica "Lumen Fidei", a primeira encíclica de Francisco, assumindo e integrando na redacção o trabalho realizado pelo seu antecessor, o papa emérito Bento XVI.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados