Açoriano Oriental
Empresas açorianas reforçam participação em feiras promocionais
As empresas dos Açores vão participar este ano em 13 eventos promocionais no arquipélago, na Europa e na América, no âmbito da estratégia da região para aumentar as exportações, apresentada hoje pelo vice-presidente do Governo Regional.
Empresas açorianas reforçam participação em feiras promocionais

Autor: Lusa/AO Online

 

"Penso que o ano 2016 será um ano marcado positivamente pelo crescimento das exportações", salientou, em declarações aos jornalistas, o vice-presidente do executivo açoriano, Sérgio Ávila, à margem da apresentação da estratégia de promoção dos produtos açorianos, que decorreu numa queijaria na freguesia das Cinco Ribeiras, em Angra do Heroísmo.

O Governo Regional ainda não tem números sobre o volume de exportações das empresas açorianas em 2015, mas, segundo o presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, Sandro Paim, os inquéritos feitos às empresas têm sido "muito positivos".

"Não podendo ainda apurar a dimensão global, o que se pode confirmar é que 2015 foi marcado por um grande aumento de exportações das empresas açorianas", acrescentou o vice-presidente do executivo açoriano.

De acordo com Sérgio Ávila, esse crescimento resulta do reforço da promoção dos produtos açorianos no continente e no estrangeiro, mas também da procura de novos mercados, por parte das empresas açorianas.

O plano Açores Export 2016, elaborado em conjunto pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e pela Câmara de Comércio e Indústria dos Açores (CCIA), inclui a participação de empresas açorianas no Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas, na Bolsa de Turismo de Lisboa e na Portugal Agro, mas também no Salón Gourmets, em Madrid, na Alimentária, em Barcelona, e na Sial, em Paris.

Por outro lado, estão previstas três ações promocionais no mercado da América do Norte, sobretudo na costa leste dos Estados Unidos, e as câmaras de comércio açorianas vão realizar ações de promoção junto do mercado interno, em três ilhas.

O plano prevê ainda a ida de importadores nacionais e internacionais a todas as ilhas dos Açores e a realização de duas ações de formação para preparar os empresários para a internacionalização, em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada.

Sérgio Ávila realçou, por outro lado, que, através de um programa do Governo Regional de apoio à aquisição de produtos regionais, os hotéis e restaurantes registaram compras no valor de três milhões de euros, em 2015.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados