Açoriano Oriental
Eleições em debate na Assembleia da República na terça-feira
As eleições constituintes estarão em debate na Assembleia da República, na próxima terça-feira, uma iniciativa incluída no programa "Abril no Parlamento", que contará com intervenções de Vasco Lourenço, Otelo Saraiva de Carvalho, Basílio Horta e Jorge Miranda.
Eleições em debate na Assembleia da República na terça-feira

Autor: Lusa/AO Online

 

O colóquio "As eleições de 25 de abril de 1975 - História, Memória e Legados" terá lugar na Sala do Senado da Assembleia da República, entre as 09:30 e as 18:30.

A abrir a sessão estarão o vice-presidente da Assembleia da República António Filipe, a presidente do Instituto de História Contemporânea, Fernanda Rollo, o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço e o representante da comissão científica do colóquio António Reis, refere o comunicado enviado às redações.

O colóquio terá quatro painéis subordinados aos temas "a memória das eleições do 25 de Abril", "a preparação e organização das eleições", "todos às urnas" e "a Constituição em debate", acrescenta a nota.

A investigadora Maria Inácia Rezola, da comissão científica do colóquio, referiu à agência Lusa que ao primeiro painel fica a cargo do professor Jorge Gaspar, "um dos pioneiros nos estudos de geografia eleitoral", enquanto o segundo debate conta com a presença de "membros da comissão que fez a lei eleitoral - o professor Barbosa de Melo e o professor Galvão Teles - vários militares do STAP [Secretariado Técnico para os Assuntos Políticos], e membros da Comissão Nacional de Eleições".

Já o terceiro painel debruça-se sobre o dia do sufrágio, dando "grande enfoque à comunicação social", continua a organizadora, acrescentando que irão intervir Cesário Borga e Joaquim Letria, os jornalistas da RTP que conduziram a emissão de 30 horas no dia 25 de Abril de 1975, assim como "o pintor José Guimarães, que foi um dos homens que esteve nas comunicações militares, e Otelo Saraiva de Carvalho que teve a seu cargo a operação de segurança em torno da distribuição dos boletins de voto".

A investigadora avançou ainda que ao longo do último painel será debatido "quanto valem as eleições", e contará com um representante do Movimento das Forças Armadas - Martins Guerreiro, bem como um representante de cada grupo parlamentar eleito para a Assembleia Constituinte: Afonso Dias pela União Democrática Popular (UDP), Basílio Horta pelo CDS, Jorge Miranda pelo PPD, José Manuel Tengarrinha pelo Movimento Democrático Popular/Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE), Manuel Gusmão pelo PCP e Mário Mesquita pelo PS.

A organização da iniciativa é da Associação 25 de Abril, do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Escola Superior de Comunicação Social.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados