Energia

EDA investe seis milhões de euros em parque eólico no Faial

EDA investe seis milhões de euros em parque eólico no Faial

 

Lusa/AO online   Regional   13 de Set de 2010, 18:01

O Grupo EDA (Electricidade dos Açores) vai desmantelar o investe 6M€ da Lomba dos Frades, no Faial, e construir um novo, num investimento de seis milhões de euros que produzirá um quinto da energia produzida nesta ilha.
O novo parque eólico, que será erguido na freguesia do Salão, vai aproveitar a capacidade de produção instalada e reduzir os incómodos causados aos moradores da zona pelo funcionamento dos aerogeradores.

A decisão foi anunciada por David Estrela, responsável pelos investimentos da EDA na área das energias renováveis, salientando o objectivo de aumentar a produção de energia eólica no Faial, que é a ilha dos Açores que apresenta a mais baixa percentagem de produção de energia eólica, com apenas 4,9 por cento.

Quando o Parque das Lomba dos Frades foi criado, em 2002, a EDA pretendia assegurar com a sua produção cerca de 10 por cento da energia consumida na ilha, mas a proximidade de habitações originou vários protestos, obrigando a empresa a desligar diariamente o parque entre as 02:00 e as 07:00.

Segundo David Estrela, esta situação impediu que a EDA pudesse explorar toda a capacidade de produção instalada neste parque eólico, composto por seis aerogeradores de 300 kW cada.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.