Açoriano Oriental
Energia
EDA investe seis milhões de euros em parque eólico no Faial
O Grupo EDA (Electricidade dos Açores) vai desmantelar o investe 6M€ da Lomba dos Frades, no Faial, e construir um novo, num investimento de seis milhões de euros que produzirá um quinto da energia produzida nesta ilha.
EDA investe seis milhões de euros em parque eólico no Faial

Autor: Lusa/AO online
O novo parque eólico, que será erguido na freguesia do Salão, vai aproveitar a capacidade de produção instalada e reduzir os incómodos causados aos moradores da zona pelo funcionamento dos aerogeradores.

A decisão foi anunciada por David Estrela, responsável pelos investimentos da EDA na área das energias renováveis, salientando o objectivo de aumentar a produção de energia eólica no Faial, que é a ilha dos Açores que apresenta a mais baixa percentagem de produção de energia eólica, com apenas 4,9 por cento.

Quando o Parque das Lomba dos Frades foi criado, em 2002, a EDA pretendia assegurar com a sua produção cerca de 10 por cento da energia consumida na ilha, mas a proximidade de habitações originou vários protestos, obrigando a empresa a desligar diariamente o parque entre as 02:00 e as 07:00.

Segundo David Estrela, esta situação impediu que a EDA pudesse explorar toda a capacidade de produção instalada neste parque eólico, composto por seis aerogeradores de 300 kW cada.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados