Açoriano Oriental
Durão Barroso destaca desenvolvimento social da Venezuela
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, destacou esta quarta-feira o desenvolvimento social que a Venezuela conheceu durante os mandatos de Hugo Chavez, que morreu na terça-feira, na Presidência do país.
Durão Barroso destaca desenvolvimento social da Venezuela

Autor: Lusa/AO Online

Numa mensagem conjunta com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, José Manuel Durão Barroso sublinhou que “a Venezuela destacou-se pelo seu desenvolvimento social e pela contribuição para a integração regional da América do Sul”.

Durão Barroso adiantou também esperar “aprofundar as (…) relações no futuro” e transmitiu ao povo e ao Governo venezuelanos os seus “sinceros pêsames e simpatia”.

“A União Europeia recebeu com pesar a notícia do falecimento do Presidente da República Bolaviriana da Venezuela, Hugo Chávez”, escreveu ainda na mensagem enviada ao vice-presidente Nicolás Maduro Moros.

O Presidente venezuelano, Hugo Chávez, morreu na terça-feira, em Caracas, quase três meses depois de ter sido operado pela quarta vez a um cancro, a 11 de dezembro de 2012, em Havana, e quase cinco meses depois de ter sido reeleito para o seu terceiro mandato, em 07 de outubro.

Chávez, que morreu com 58 anos, regressou à Venezuela em 18 de fevereiro, ficou internado no Hospital Militar de Caracas e não chegou a tomar posse como Presidente, ficando o lugar assegurado pelo vice-presidente, Nicolás Maduro, numa decisão autorizada pela Justiça venezuelana apesar dos protestos da oposição.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela anunciou que Nicolás Maduro assumirá formalmente as funções de Presidente interino e que dentro de 30 dias haverá eleições.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados