Açoriano Oriental
Dupla portuguesa lança coleção para marca britânica
A dupla portuguesa de designers de moda Marques'Almeida criou uma coleção para a marca britânica TopShop, composta por 68 peças, que é posta à venda na quinta-feira e estará disponível em todo o mundo através da Internet.

Autor: Lusa/AO online

 

O convite aos portugueses, que em 2009 trocaram Lisboa por Londres, foi feito pela diretora criativa da marca, Kate Phelan, contou Marta Marques, acrescentando que a dupla teve “completa carta branca” para criar a coleção.

A TopShop, lançada em 1964, tem 319 lojas no Reino Unido e 137 ‘franchises’ em 40 países e é a única marca de ‘high street’ (moda acessível) que apresenta coleções na Semana da Moda de Londres.

Há dez anos que a marca patrocina a New Gen, plataforma que patrocina todos os anos um conjunto de novos designers, dando-lhes a oportunidade de integrarem o calendário oficial da semana da moda londrina, com desfiles em nome próprio.

Marta Marques e Paulo Almeida estrearam-se na Semana da Moda de Londres em nome próprio em setembro de 2012, com o apoio daquela plataforma.

Desde então, de seis em seis meses apresentam as suas coleções na capital britânica.

Com a coleção que criaram para a TopShop, os designers esperam, como disseram à Lusa, “atingir um nível de exposição mais massificado e aumentar o reconhecimento do nome e da imagem da Marques’Almeida”.

Num comunicado da TopShop, a marca adianta que a coleção da Marques’Almeida “tem a maior distribuição internacional de todas as colaborações e estará disponível em 68 lojas”.

Além disso, será possível adquirir as peças criadas pelos portugueses através do site da marca e do site de vendas de moda net-a-porter.com.

A dupla, que tem a ganga como material de eleição e os anos 1990, particularmente o movimento 'grunge', como inspiração base, tem peças em mais de 25 pontos de venda em todo o mundo, excluindo Portugal.

Chegaram a apresentar coleções em Portugal, na ModaLisboa, mas “o crescimento da marca e a necessidade de responder a novos projetos tornaram-se inconciliáveis com a apresentação em Lisboa”.

Voltar a apresentar coleções na capital portuguesa não está “para já” nos planos dos Marques’Almeida. “Mas não sabemos o que o futuro pode reservar”, disseram.

As peças que os dois designers criam aparecem frequentemente em revistas e blogues de moda, vestidas por várias atrizes ou modelos, e a crítica especializada considera-os um dos novos talentos da moda internacional.

Em outubro do ano passado estiveram nomeados para os British Fashion Awards, prémios britânicos da moda, na categoria de Talento Emergente – Moda feminina.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados