Açoriano Oriental
Duas ilhas dos Açores sob aviso laranja depois de pequeno tornado sem estragos
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para a laranja o aviso de precipitação, trovoada e vento em duas ilhas açoreanas, depois de se ter registado um pequeno tornado junto à costa da ilha de São Miguel.
Duas ilhas dos Açores sob aviso laranja depois de pequeno tornado sem estragos

Autor: LUSA/AOnline

"Acrescenta-se aviso laranja de vento para as ilhas do grupo oriental [São Miguel e Santa Maria], devido à possibilidade de ocorrência de fenómenos de vento extremo associados à forte instabilidade atmosférica, tendo sido observado na costa sul da ilha de São Miguel um tornado por volta das 13:45 [mais uma hora em Lisboa]", adiantou o IPMA, numa nota de imprensa.

Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) disse, em declarações à Lusa, que não se registaram até ao momento danos provocados pelo tornado.

Segundo o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação do IPMA nos Açores, o fenómeno durou "minutos" e ocupou uma "área pequena", estimando-se que tenha passado "muito próximo da costa" da ilha de São Miguel.

De acordo com Carlos Ramalho, a forte instabilidade atmosférica que afeta o arquipélago tem originado a formação de "nuvens de desenvolvimento vertical", que têm provocado aguaceiros, granizo e trovoada nas ilhas.

As nove ilhas dos Açores estavam sob aviso amarelo até às 9:00 de segunda-feira, devido à possibilidade de ocorrência de aguaceiros fortes, granizo e trovoada, mas o IPMA elevou o aviso para laranja nas ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria).

Até às 03:00 de segunda-feira, o IPMA prevê a ocorrência de trovoada frequente e concentrada, e de aguaceiros localmente fortes e de granizo nestas duas ilhas, emitindo ainda um aviso laranja relativo à rajada máxima de vento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados