Açoriano Oriental
Açores/Eleições
Duarte Freitas defende que indústria do leite deve apostar na transformação
O líder do PSD/Açores e cabeça de lista por São Miguel às eleições de domingo disse hoje que a indústria do leite deve apostar mais na transformação e na comercialização de produtos diferenciados, aumentando os rendimentos dos produtores.
Duarte Freitas defende que indústria do leite deve apostar na transformação

Autor: Lusa/AO Online

 

"Há um trabalho muito grande a fazer a nível da transformação e comercialização", afirmou Duarte Freitas aos jornalistas, junto ao posto de recolha de leite da empresa Unileite, nas Arribanas, concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

No último dia de campanha o candidato, que destacou a quantidade e a qualidade do leite produzidos nos Açores, referiu que o projeto de investigação e desenvolvimento que o PSD propõe no seu programa de Governo visa "incentivar a indústria a estudar novos produtos, testá-los e coloca-los no mercado".

Segundo Duarte Freitas, este programa de investigação, com duração de três a cinco anos, deve angariar conhecimento científico regional, nacional e internacional, permitindo criar novos produtos e novos mercados.

"Há dois anos para cá temos uma descida de cerca de dez cêntimos por litro de leite. Estamos a falar de mais de 50 milhões de euros por ano que deixam de entrar nos Açores, nas explorações de leite", disse o candidato, acrescentando que esta situação tem "constrangido a solvabilidade de muitas explorações agrícolas".

Para o líder do PSD/Açores, só o apoio à exportação "não é suficiente", porque "produzir leite em pó, UGT ou queijo flamengo é o que toda a gente faz".

Nas Arribanas, na freguesia dos Arrifes, a maior bacia leiteira dos Açores, o candidato social-democrata reiterou a intenção, caso vença as eleições, de criar um gabinete dos Açores em Bruxelas, com a presença de um representante dos agricultores, porque "não pode ser o Governo a fazer tudo e é preciso dar as mãos à sociedade civil".

A comitiva social-democrata, que começou o dia às 07:30 (mais uma hora em Lisboa), tomou depois o pequeno-almoço no café da Cooperativa "Bom Pastor".

À tarde o PSD promove a tradicional arruada pelo centro da cidade de Ponta Delgada, encerrando o último dia de campanha eleitoral com um comício em Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande.

O círculo eleitoral de São Miguel elege 20 deputados para o parlamento regional.

Para a votação de dia 16 estão inscritos 228.160 eleitores que vão escolher, entre as treze forças políticas que concorrem, os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados