Açoriano Oriental
Duarte Freitas anuncia candidatura à liderança do PSD/Açores para "mexer" com a militância
Um dia após a oficialização da demissão de Berta Cabral da presidência do PSD/Açores, Duarte Freitas anunciou a sua candidatura à liderança dos sociais-democratas açorianos, quebrando o 'tabu' após uma semana remetido ao silêncio, defendendo um projeto a longo prazo que não se esgote "em dois ou quatro anos" e que faça "mexer a militância".
Duarte Freitas anuncia candidatura à liderança do PSD/Açores para "mexer" com a militância

Autor: Rui Jorge Cabral

 

 

Numa nota à comunicação social divulgada esta noite, após uma reunião da Comissão Política Regional do PSD/Açores, onde esteve ausente e onde se percebeu que Duarte Freitas era o nome mais desejado para suceder a Berta Cabral, o antigo deputado europeu diz que avança após uma "solitária e ponderada reflexão".

Duarte Freitas afirma que "os Açores e o seu regime político e autonómico não podem passar sem o PSD", defendendo, por isso, um partido "forte, organizado, renovado e dinâmico". Uma renovação que, afirma, "implica ir a todas e cada uma das nossas 156 freguesias ouvir as pessoas".

Duarte Freitas defende uma revisão dos estatutos do PSD/Açores, "adaptando-os às novas realidades" e garante que, caso ganhe a liderança do partido, "não será meramente o calendário eleitoral a balizar a minha ação e a condicionar as minhas decisões". Afirmando "dever muito" ao PSD e quase fazendo suas as palavras do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, Duarte Freitas diz que "o que posso agora oferecer é esforço para devolver, dentro das minhas capacidades, um pouco daquilo que o partido me deu".

Natural do Pico, Duarte Freitas desmistificou ainda a quase ‘obrigatoriedade’ dos líderes partidários saírem de São Miguel ou Terceira. "Qualquer militante pode ser presidente do PSD/Açores, tenha nascido no Nordeste, na Calheta de São Jorge, nas Lajes das Flores ou em Vila do Porto", concluiu.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados