Açoriano Oriental
Documentário sobre ondas gigantes dos Açores estreia na Ericeira
O documentário do projeto pioneiro de descoberta de ondas grandes "Mar sem Fim", filmado nos Açores, estreia no sábado no festival de cinema de surf (Portuguese Surf Film Festival) da Ericeira, Mafra, que começa hoje, anunciou a organização.

Autor: Lusa/AO online

 

Realizado pela norte-americana Sachi Cunningham, a curta metragem é apresentada no sábado, na Praia da Vila, e resulta de um trabalho de exploração de ondas gigantes, que levou um conjunto de surfistas aos Açores, entre eles Joana Andrade (a única portuguesa surfista de ondas grandes), o brasileiro Eric Rebiere (que resgata surfistas em mota de água na Nazaré), Diogo Medeiros e João de Macedo (o mais consagrado surfista português de ondas grandes).

O documentário, que vai ser apresentado em diversos festivais de cinema de surf congéneres, mostra imagens de quem acompanhou a primeira missão de exploração realizada nos Açores e explora a vida de um jovem surfista açoriano, que rege a vida pelo mar, na sua busca pessoal por ondas grandes," adiantou a organização em comunicado.

O projeto "EDP Mar Sem Fim" tem como finalidades promover "missões de exploração", para que os surfistas possam descobrir e cartografar locais com potencial, atribuir bolsas para a conquista de prémios para as maiores ondas surfadas e criar uma plataforma de divulgação dos surfistas e das ondas grandes em Portugal.

A terceira edição do Portuguese Surf Film Festival, que anima até domingo a vila da Ericeira, a única Reserva Mundial de Surf em Portugal, conta este ano com quinze filmes a concurso, dos quais quatro são estreias europeias: Source to Sea, Winter, Learning to Float e Rail to Rail- e dez estreias nacionais.

A avaliação é feita por Chris Nelson, diretor do London Surf Film Festival, que vai estar presente durante o evento, e ainda por Henrique Teixeira, diretor do Madswell (Festival Internacional de Cinema de Surf da Ilha da Madeira), entre outros.

De acordo com a organização, os espetadores que doarem alimentos, a ser distribuídos a pessoas carenciadas, terão entrada livre no festival e oferta da camisola oficial do festival.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados