Distribuição prevê "quebra acentuada" no consumo em 2013

Distribuição prevê "quebra acentuada" no consumo em 2013

 

Lusa/AO online   Economia   19 de Dez de 2012, 10:24

A Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) prevê um agravamento da crise na área de consumo em Portugal no próximo ano, devido à "quebra acentuada do poder de compra dos consumidores".

De acordo com o barómetro de vendas da APED, hoje divulgado, "o setor da distribuição está a ser fortemente afetado pela crise eocnómica, sobretudo a área não alimentar".

As empresas do setor vão continuar a desenvolver no próximo ano "uma forte política de promoções e apostar nos descontos para ajustar as propostas de valor ao bolso das famílias", refere a APED no relatório.

As vendas na área da distribuição recuaram 1,5% no terceiro trimestre, face a igual período de 2011, para 6.269 milhões de euros, com o segmento alimentar a evitar uma maior quebra.

A área alimentar subiu 1,1% para 3.962 milhões de euros, enquanto o segmento não alimentar recuou 5,8% para 2.307 milhões de euros.

Neste segmento, as vendas de bens de equipamento caíram 4% (para 479 milhões de euros), as de entretenimento e papelaria recuaram 12,2% (102 milhões de euros), o vestuário perdeu 8,3% (487 milhões de euros) e as de medicamentos não sujeitos a receita médica registaram uma quebra de 0,9% (107 milhões de euros).

A quebra de 12,4% das vendas no segmento de linha branca (para 113 milhões de euros), de telecomunicações (-9,4% para 55 milhões de euros) e da informática (-3% para 139 milhões de euros) contribuíram para o recuo registado nos bens de equipamento.

Apenas o comércio de pequenos eletrodomésticos, cujas vendas subiram 9,8% para 47 milhões de euros, e as de eletrónica de consumo, que aumentaram 0,3% para 125 milhões de euros, foram os únicos itens a registar aumentos.

As vendas de papelaria recuaram 1,1% (34 milhões de euros) e as de entretenimento perderam 16,8% (68 milhões de euros).


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