Açoriano Oriental
Dirigente israelita diz que comissão de inquérito ao ataque à frota humanitária terá estrangeiros
A comissão de inquérito ao ataque israelita à frota humanitária com destino a Gaza terá elementos internacionais, afirmou o vice-primeiro ministro israelita Dan Meridor, numa entrevista publicada hoje no jornal turco Habertürk.

Autor: Lusa / AO online

"Haverá elementos internacionais na comissão que vai ser constituída. De momento isso ainda não está definido, mas a comissão será composta por cinco israelitas e dois ou três estrangeiros", declarou Meridor, acrescentando que serão especialistas estrangeiros "com mérito reconhecido nestes assuntos".

O ataque à frota ocorreu no passado dia 31 de maio e provocou a morte de oito turcos e de um norte-americano de origem turca. A composição internacional da comissão que vai investigar as circunstâncias do ocorrido tem sido negociada por Israel e pelos Estados Unidos.

Segundo a imprensa israelita, os dois países estão perto de um acordo sobre a criação de uma comissão que integre um norte-americano e provavelmente um europeu, sendo dirigida por um antigo juiz do supremo, Yaakov Tirkel.

A Turquia e outros países têm defendido a constituição de uma comissão internacional de inquérito, mas Israel opõe-se.

Ancara exige também desculpas pelo ocorrido, mas Meridor limitou-se a dizer que lamentava, imputando a responsabilidade pela violência no cargueiro onde ocorreram as mortes a alguns passageiros.

Meridor disse também que a organização humanitária turca IHH, que fretou o navio em causa, foi identificada há vários anos por Israel como estando ligada a grupos terroristas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados