Açoriano Oriental
Diretor de informação espera que RTP3 se torne "um canal de referência"
O diretor de informação da RTP, Paulo Dentinho, disse à Lusa esperar que a RTP3, que assume o novo nome a partir da 00h00 da próxima segunda-feira, se torne "um canal de referência" para todos os portugueses.
Diretor de informação espera que RTP3 se torne "um canal de referência"

Autor: Lusa

Criado em 2001, com o nome de NTV, o canal pago do grupo RTP chegou a ser denominado RTP N e, mais recentemente, RTP Informação.

Agora, na transição de domingo para segunda-feira, passará a chamar-se RTP3.

Questionado sobre o que os portugueses podem esperar, Paulo Dentinho apontou "informação rigorosa, séria, plural e diversa".

A expectativa do diretor de informação é de que a RTP3 concretize uma linha editorial "mais diferenciadora" e se torne "um canal de referência no qual os portugueses se revejam porque é o canal de todos".

O diretor de programas da RTP, Daniel Deusdado, disse esperar que com a RTP3, que apresenta uma grelha nova, "a perceção de qualidade da marca RTP suba muito e, eventualmente, cresça".

"É difícil mais audiência quando se incrementa na qualidade", afirmou.

Questionado por que razão a RTP Informação muda de nome, Daniel Deusdado explicou que se considerou que "o projeto precisava de uma nova força".

Além disso, o nome RTP3 permite "um novo reposicionamento" do canal na televisão digital terrestre (TDT) caso no futuro possa vir a ser emitido em sinal aberto.

De acordo com Daniel Deusdado, a RTP3 arranca com os apresentadores José Rodrigues dos Santos, João Adelino Faria e Carlos Daniel ainda a fazer a ponte dos resultados eleitorais.

Com a nova marca arranca uma nova grelha: de segunda a quinta-feira, a RTP3 apresenta o "360º", que será o "programa âncora", explicou o diretor.

Entre as novidades estão os programas "O Direito e o Avesso", dedicado aos grandes temas, polémicas e casos mediáticos da justiça com José António Pinto Ribeiro, Paulo Saragoça da Matta e os protagonistas de momento, conduzido por Cristina Esteves, e "Os Números do Dinheiro", que conta com participação de Teixeira dos Santos, Braga de Macedo e Ricardo Pais Mamede e moderado por António Peres Metello.

Outra das novidades é a "Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio", que será emitida aos sábados com Rui Miguel Tovar, João Coelho e Carlos Manuel Albuquerque, o pivô do programa, dia em que também é transmitido "Política Sueca", programa de atualidade política com Ricardo Jorge Pinto, Cristina Azevedo, Cerveira Pinto e Nicolau Vale Pais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados