Açoriano Oriental
Diferentes facetas da Viola da Terra em concerto no Teatro Micaelense
A Associação de Juventude Viola da Terra apresenta "A Viola que nos Toca" no próximo sábado, dia 17, no Teatro Micaelense.
Diferentes facetas da Viola da Terra em concerto no Teatro Micaelense

Autor: Ana Carvalho Melo

O espetáculo é uma viagem pelas diferentes facetas da Viola de dois corações: desde o tocador solitário, que a tangia, à soleira da porta, após um longo dia de trabalho, ao seu papel de impulsionadora no convívio e nos balhos que o povo dançava, passando ainda pela sua ligação a manifestações populares, como o Espírito Santo, onde servia de acompanhamento aos grupos de vozes.
A segunda parte do concerto pretende mostrar o trabalho mais recente de valorização e de exploração das potencialidades harmónicas do instrumento, bem como os novos contextos de ligação com outros instrumentos, abrindo novos mundos ao futuro da Viola.
Com direção musical de Rafael Carvalho, o espetáculo conta com a participação de Ana Paula Andrade (piano), Aníbal Raposo (voz), Grupo Folclórico da Fajã de Baixo, Grupo de Foliões das Feteiras, Lázaro Raposo (percussão), Musica Nostra e Vasco Pernes (narração).
"A Viola que nos Toca" é uma organização da Associação de Juventude Viola da Terra, em coprodução com o Teatro Micaelense, e conta com o apoio da Direção Regional da Cultura.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados