Dia Mundial da Arquitetura celebra cidades saudáveis e felizes


 

Lusa/AO Online   Nacional   6 de Out de 2014, 08:41

A Ordem dos Arquitetos (OA) assinala esta segunda-feira o Dia Mundial da Arquitetura com uma programação nacional dedicada ao tema da sustentabilidade das cidades, através de um programa de exposições, debates e conferências, a realizar até ao final de outubro.

 

"Cidades Saudáveis, Cidades Felizes" foi o tema escolhido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) para ser usado como mote nos vários países que aderem às comemorações.

Este tema visa mostrar como o desenvolvimento de práticas sustentáveis tem impacto no espaço urbano.

O Dia Mundial da Arquitetura é assinalado anualmente na primeira segunda-feira de outubro, que este ano é o dia 06, mas as iniciativas, em parceria com as secções regionais e outras instituições associadas ao evento, decorrem ao longo de todo o mês, e algumas exposições ficam patentes até novembro.

De acordo com a programação, hoje será assinado um protocolo entre a OA e a Casa da Arquitetura em Leça da Palmeira, com vista à criação de um museu de arquitetura de âmbito nacional, e é inaugurada a exposição "12 serigrafias de arquitetos" conhecidos pelo desenho, com obras de Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Alexandre Alves Costa, João Carrilho da Graça e Manuel Graça Dias, entre outros.

Em Matosinhos, a vencedora da 9.ª edição do Prémio Fernando Távora, Susana Ventura, apresentará a conferência sobre a viagem realizada, no âmbito do galardão, ao Japão, Noruega, Finlândia, Suécia, República Checa, Áustria e Suíça.

Esta conferência assinala também a abertura da 10.ª edição do galardão, com a apresentação pública dos elementos do júri e do novo regulamento do Prémio Fernando Távora, instituído pela Ordem dos Arquitetos da Secção Regional Norte em 2005.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.