Açoriano Oriental
Dia das Montras começa a tornar-se Dia das Compras
Crise e centros comerciais estão a mudar a tradição. O Dia das Montras está a tornar-se aos poucos das 'Compras'
Dia das Montras começa a tornar-se Dia das Compras

Autor: Rui Jorge Cabral

O Dia de Nossa Senhora da Conceição, um feriado religioso que resistiu à ‘troika’, está tradicionalmente associado ao comércio como o Dia das Montras.


Este é o dia em que o comércio tradicional do centro histórico de Ponta Delgada mostra às pessoas que vêm de toda a ilha de São Miguel o que de melhor tem para vender na quadra natalícia.   E o bom dia de hoje, seco e com temperatura amena, trouxe milhares de pessoas ao centro da cidade.


Em tempos, o preparar das montras levava a noites em branco nos estabelecimentos comerciais para que nenhum pormenor ficasse descurado. Hoje, talvez a criatividade seja maior e haja mais vanguardismo, mas há também um sentido mais pragmático na preparação das montras e adaptado ao tempo de contenção de custos que ainda se vive no comércio e na sociedade em geral.


E são cada vez mais as lojas que abrem neste dia, numa tendência que se afirma de ano para ano e que está a tornar este dia cada vez menos ‘das Montras’ e cada vez mais ‘das Compras’.*

 

*Leia a reportagem completa e veja mais fotos do Dia das Montras no jornal Açoriano Oriental de quarta-feira, 9 de dezembro de 2015.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados