Açoriano Oriental
DGO divulga hoje execução orçamental até maio
A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a execução orçamental em contas públicas até maio, sendo que o Governo pretende encerrar 2016 com um défice de 2,2% do PIB em contas nacionais, as que interessam a Bruxelas.
DGO divulga hoje execução orçamental até maio

Autor: Lusa/AO Online

Segundo a síntese de execução orçamental até abril, o défice orçamental em contas públicas (ótica de caixa) atingiu 1.633,6 milhões de euros, superior em 56,2 milhões de euros ao registado em igual período de 2015.

No que diz respeito à receita com impostos, o Estado arrecadou 11.866,2 milhões de euros nos primeiros quatro meses deste ano, o que representa um aumento de 3,2% face ao mesmo período do ano passado.

Esta evolução da receita fiscal deveu-se ao aumento da receita dos impostos indiretos (7,8%), enquanto a receita com os impostos diretos diminuiu 3%.

Em 2016, o Governo de António Costa espera reduzir o défice orçamental, em contas nacionais, para os 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e estima também arrecadar mais de 40.000 milhões em impostos.

Os números divulgados pela DGO são apresentados em contabilidade pública, ou seja, têm em conta o registo da entrada e saída de fluxos de caixa, e a meta do défice fixada é apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em contas nacionais, a ótica dos compromissos, que é a que é tida em consideração a nível europeu e pela Comissão Europeia.

Na sexta-feira, o INE divulgou que o défice fixou-se nos 3,2% do PIB no primeiro trimestre deste ano. A DGO, que tinha previsto divulgar inicialmente os dados até maio nesse dia, adiou a informação para hoje, esperando incorporar já a informação disponibilizada pelo INE.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados