Açoriano Oriental
Dezenas de milhares de civis encurralados na Síria com cerco dos EUA
Dezenas de milhares de civis estão encurralados na cidade síria de Manbij, no norte do país, depois de forças dos EUA terem cercado o grupo extremista Estado Islâmico, afirmou hoje o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
Dezenas de milhares de civis encurralados na Síria com cerco dos EUA

Autor: Lusa / AO online

 

As Forças Democráticas Sírias (FDS) cercaram Manbij na sexta-feira, cortando a principal estrada de abastecimento do grupo Estado Islâmico entre a Turquia e Raqa, a capital do grupo terrorista.

O Observador Sírio para os Direiros Humanos, um organismo britânico, disse que aviões de guerra da coligação com os EUA estão a realizar raides de bombardeamentos em Manbij.

"Dezenas de milhares de civis que ainda estão lá, não podem deixar [a cidade] pois todas as estradas estão cortadas", avançou à AFP o responsável do Observatório, Rami Abdel Rahman.

O enviado dos EUA para a coligação contra o movimento Estado Islâmico, Brett McGurk, referiu que foi cortada uma estrada que é importante para os extremistas do Estado Islâmico.

"Os terroristas do ISIL estão agora completamente cercados, sem maneira de sair", escreveu aquele responsável no Twitter, usando outro nome para o movimento Estado Islâmico.

Manbij está nas mãos do grupo terrorista desde 2014 e o Observatório referiu que milhares de habitantes abandonaram recentemente a cidade, quando os ataques aéreos se intensificaram.

"As padarias da cidade não abrem desde sexta-feira e a comida começa a ser escassa", acrescentou Rami Abdel Rahman.

O responsável do Observatório acrescentou que, pelo menos, 159 combatentes do grupo Estado Islâmico, 22 tropas do FDS e 37 civis foram mortos, desde que a coligação lançou a ofensiva a Manbij, a 30 de maio.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados