Açoriano Oriental
Dezenas de colecionadores de pacotes de açúcar reunidos sábado em Vila Real
Dezenas de colecionadores de pacotes de açúcar reúnem-se sábado, em Vila Real, para revelar as suas coleções, algumas das quais podem atingir os 100 mil pacotes, e atrair mais visitantes ao centro da cidade.
Dezenas de colecionadores de pacotes de açúcar reunidos sábado em Vila Real

Autor: Lusa/AO online

Promovido pelo Clube de Colecionadores de Vila Real, a primeira edição do “Real Sugar” é dirigida a uma das áreas do colecionismo que é mais procurada.

O presidente do clube, Fernando Oliveira, disse hoje à agência Lusa que o encontro deve contar com a participação de cerca de 60 a 70 colecionadores provenientes de todo o país.

O objetivo é mostrar as coleções e aproveitar para trocar pacotes repetidos.

De acordo com o responsável, em média “um verdadeiro colecionador de pacotes de açúcar tem mais de 100 mil exemplares”.

O encontro vai decorrer no centro da cidade o que, segundo Fernando Oliveira, vai permitir que os participantes conheçam melhor a zona mais turística de Vila Real e, ao mesmo tempo, dinamizar o comércio tradicional.

“O colecionismo movimenta muita gente a nível nacional. Os colecionadores vão para qualquer ponto do país para contactar com outros colecionadores e enriquecerem com as trocas as suas próprias coleções”, salientou.

Fernando Oliveira coleciona há 20 anos chávenas de açúcar, contando atualmente com cerca de quatro mil, todas diferentes e apenas de marcas de cafés. Só há cerca de um ano é que começou a dedicar-se aos pacotes de açúcar, somando, neste momento, “apenas cerca de 15 mil”.

Neste primeiro encontro vão ser lançadas quatro coleções de pacotes de açúcar, uma das quais dedicada ao barro negro de Bisalhães.

“O nosso objetivo é também divulgar o que Vila Real tem de melhor, por isso vamos pôr nos pacotes fotos de todos os passos dados na produção do barro, desde que oleiro apanha o barro até o momento em que coloca a peça à venda”, referiu Fernando Oliveira.

O Clube de Colecionadores de Vila Real foi criado em janeiro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados