Desmanteladas tendas de ativistas antinuclear em protesto realizado em Tóquio

Desmanteladas tendas de ativistas antinuclear em protesto realizado em Tóquio

 

Lusa / AO online   Internacional   21 de Ago de 2016, 12:16

Funcionários do Tribunal do distrito de Tóquio desmantelaram hoje várias tendas instaladas por ativistas antinuclear que querem que o Governo assuma a responsabilidade pelo acidente nuclear de Fukushima, em março de 2011, informou a agência de notícias japonesa Kyodo.

 

Uma dezena de pessoas, incluindo alguns ativistas que passaram a noite nas tendas, realizou o protesto, enquanto as autoridades montaram um perímetro de segurança em redor do local e bloquearam as vias de acesso antes de desmantelarem as tendas, às primeiras horas de hoje.

Uma das pessoas que passaram a noite na tenda, um homem de 53 anos, disse à agência Kyodo que a iniciativa visou "pressionar o Governo contra a reativação das centrais nucleares sem assumir a responsabilidade do acidente de Fukushima".

O participante prometeu a realização de mais manifestações.

As tendas haviam sido instaladas diante do Ministério da Economia, Comércio e Indústria, que também alberga a sede da Agência para a Segurança Nuclear do Japão.

As ações dos manifestantes antinuclear levaram também a uma batalha judicial nos tribunais que culminou com a imposição aos ativistas de uma multa por ocupação indevida de uma faixa de terreno pública de 50 metros quadrados.

O tribunal argumentou que entende os motivos que levaram os ativistas a montar o acampamento em protesto contra o acidente nuclear, mas salientou que não tinham o direito de ocupar um terreno público.

O Governo do Japão emitiu ordens de evacuação em 11 localidades próximas da central de Fukishima Daiichi após o acidente nuclear desencadeado pelo potente terramoto e tsunami de março de 2011, o pior desde o de Chernobil, em 1986.

As ordens têm sido levantadas progressivamente à medida que avançam os trabalhos de descontaminação.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.