Descoberta em Marte sonda europeia desaparecida há mais de uma década

Descoberta em Marte sonda europeia desaparecida há mais de uma década

 

Lusa/AO online   Ciência   16 de Jan de 2015, 10:43

A sonda de origem britânica Beagle 2, desaparecida há mais de uma década, pouco depois de ter sido lançada, foi avistada na superfície de Marte, anunciou a agência espacial britânica.

“O módulo Beagle 2, que pensávamos estar perdido desde 2003, foi encontrado na superfície do planeta, resolvendo o mistério”, explicou a agência num comunicado.

O módulo, de conceção britânica, deveria aterrar no planeta Marte a 25 de dezembro de 2003, após seis meses de viagem, no quadro da missão europeia Mars Express, mas desapareceu completamente dos radares. Foi declarado definitivamente perdido a 06 de fevereiro de 2004.

A sonda europeia Mars Express, primeira missão a Marte da Europa, foi lançada a 02 de junho de 2003 a partir de Baikonur, no Cazaquistão, através de um foguetão Soyouz-Fregat.

O diretor-geral da agência espacial europeia (AEE), Jean-Jacques Dordain, já reagiu, considerando que “o que foi entendido como um fracasso há 11 anos na verdade não foi um falhanço completo. Pelo menos houve aterragem em Marte”.

A missão da AEE integrava uma nave transportando sete instrumentos de teledeteção e observação e uma sonda, a Beagle 2. Esta estava equipada com uma broca para recolher, a dois metros de profundidade, amostras do solo marciano.

A Mars Express iniciou as observações científicas em janeiro de 2004, como previsto, estudando a atmosfera de Marte, a estrutura do planeta e a sua geologia.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.