Deputados do PSD preocupados com futuro da economia da ilha Terceira

Deputados do PSD preocupados com futuro da economia da ilha Terceira

 

Lusa/AO Online   Regional   12 de Jan de 2015, 13:32

Os deputados do PSD na Assembleia Legislativa dos Açores eleitos pela ilha Terceira alertaram para as consequências da redução militar na Base das Lajes e da quebra no preço do litro de leite.

 

"Nós estamos, de facto, em crer que a economia da ilha Terceira vai atravessar maus momentos nos próximos tempos", salientou, em declarações aos jornalistas, António Ventura, vice-presidente da bancada parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

António Ventura, que falava no final de uma reunião com a direção da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, referiu como sinais de "extrema preocupação" a decisão dos Estados Unidos da América de reduzir a presença militar e o número de trabalhadores portugueses na base das Lajes, mas também a anunciada descida do preço do litro de leite.

Se por um lado, o corte na base das Lajes vai provocar despedimento de trabalhadores, extinção de postos de trabalho, extinção de empresas e redução no aluguer de casas, a quebra do preço do litro de leite vai afetar indiretamente a economia da ilha, tendo em conta que o peso da agricultura, alertou o social-democrata.

"O que vai acontecer quer ao nível da redução do preço do litro de leite, quer obviamente com a base militar, vai potencializar ainda mais a emigração e o envelhecimento da ilha Terceira", sublinhou, alegando que 13% da população da ilha tem mais de 65 anos.

Nesse sentido, António Ventura reivindicou "uma estratégia regional que englobe a Terceira" por parte do Governo Regional, defendendo que as ilhas devem ser "complementares".

"É preciso rever prioridades e atender a uma estratégia que crie riqueza e postos de trabalho na ilha Terceira", frisou.

Para o parlamentar do PSD, o Governo Regional não pode, por exemplo, "requalificar um edifício para instalar um museu no valor de 2,9 milhões de euros, quando em paralelo há uma economia que se afunda".

Perante o atual cenário, António Ventura disse que "as soluções existem", basta que o Governo Regional as coloque em prática, lembrando que o programa do Governo, aprovado em 2012, inclui um "conjunto de medidas sociais e económicas para mitigar o impacto social e económico da saída dos militares norte-americanos e da redução dos portugueses".

António Ventura lembrou que a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo apresentou há pouco tempo um plano estratégico para a ilha Terceira e que o parlamento açoriano aprovou uma proposta do PSD para estudar as potencialidades da base das Lajes, integrando os governos nacional e regional.

Por outro lado, o deputado do PSD salientou que o partido defende desde 2011 a criação de um centro de planeamento para a agricultura, que permita perceber como são formados os preços do leite, mas tem sido sempre rejeitada.

 

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.