Açoriano Oriental
Deputados do PSD preocupados com futuro da economia da ilha Terceira
Os deputados do PSD na Assembleia Legislativa dos Açores eleitos pela ilha Terceira alertaram para as consequências da redução militar na Base das Lajes e da quebra no preço do litro de leite.
Deputados do PSD preocupados com futuro da economia da ilha Terceira

Autor: Lusa/AO Online

 

"Nós estamos, de facto, em crer que a economia da ilha Terceira vai atravessar maus momentos nos próximos tempos", salientou, em declarações aos jornalistas, António Ventura, vice-presidente da bancada parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

António Ventura, que falava no final de uma reunião com a direção da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, referiu como sinais de "extrema preocupação" a decisão dos Estados Unidos da América de reduzir a presença militar e o número de trabalhadores portugueses na base das Lajes, mas também a anunciada descida do preço do litro de leite.

Se por um lado, o corte na base das Lajes vai provocar despedimento de trabalhadores, extinção de postos de trabalho, extinção de empresas e redução no aluguer de casas, a quebra do preço do litro de leite vai afetar indiretamente a economia da ilha, tendo em conta que o peso da agricultura, alertou o social-democrata.

"O que vai acontecer quer ao nível da redução do preço do litro de leite, quer obviamente com a base militar, vai potencializar ainda mais a emigração e o envelhecimento da ilha Terceira", sublinhou, alegando que 13% da população da ilha tem mais de 65 anos.

Nesse sentido, António Ventura reivindicou "uma estratégia regional que englobe a Terceira" por parte do Governo Regional, defendendo que as ilhas devem ser "complementares".

"É preciso rever prioridades e atender a uma estratégia que crie riqueza e postos de trabalho na ilha Terceira", frisou.

Para o parlamentar do PSD, o Governo Regional não pode, por exemplo, "requalificar um edifício para instalar um museu no valor de 2,9 milhões de euros, quando em paralelo há uma economia que se afunda".

Perante o atual cenário, António Ventura disse que "as soluções existem", basta que o Governo Regional as coloque em prática, lembrando que o programa do Governo, aprovado em 2012, inclui um "conjunto de medidas sociais e económicas para mitigar o impacto social e económico da saída dos militares norte-americanos e da redução dos portugueses".

António Ventura lembrou que a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo apresentou há pouco tempo um plano estratégico para a ilha Terceira e que o parlamento açoriano aprovou uma proposta do PSD para estudar as potencialidades da base das Lajes, integrando os governos nacional e regional.

Por outro lado, o deputado do PSD salientou que o partido defende desde 2011 a criação de um centro de planeamento para a agricultura, que permita perceber como são formados os preços do leite, mas tem sido sempre rejeitada.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados