Açoriano Oriental
Banca
DECO denuncia aumento do custo das comissões para crédito pessoal
O custo das comissões cobradas pelos bancos aumentou nos últimos cinco anos, representando nalguns casos mais 72 por cento do que em 2004, denunciou a associação de consumidores DECO na última edição da revista Dinheiro & Direitos.
 DECO denuncia aumento do custo das comissões para crédito pessoal

Autor: Lusa / AO online
O estudo indica que os valores variam muito com os bancos e com o montante e prazo do crédito pessoal. Em Setembro de 2009, as comissões médias cobradas pelo empréstimo de 2.500, 5.000 e 10.000 euros eram de 85,60, 97,73 e 157,56 euros, respectivamente.

Segundo a DECO, estes valores representam aumentos de 45, 50 e 72 por cento relativamente às médias de Setembro de 2004.

A DECO critica ainda a variedade das designações das comissões para iniciar um empréstimo (entrada, abertura, dossiê ou contratação) e pede a uniformização da terminologia "para o consumidor não ser iludido)".

O estudo refere também que as comissões periódicas "nem sempre têm fundamento" e pede a sua eliminação nos casos em que o extracto do crédito for enviado por e-mail, o que deve ser feito a pedido dos clientes.

O valor cobrado por estas comissões em seis bancos era, em média de 1,17 euros, o que corresponde a um aumento de 8,2 por cento face aos valores de Setembro de 2004.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados