Açoriano Oriental
Data de início do conclave vai ser conhecida hoje à tarde
A data de início do conclave para eleger o novo papa vai ser conhecida esta sexta-feira à tarde, anunciou o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, no encontro diário com a imprensa.
Data de início do conclave vai ser conhecida hoje à tarde

Autor: Lusa/AO Online

"Podemos prever, no dia de hoje e na congregação desta tarde, o voto sobre o dia de início do conclave", declarou, após uma nova sessão (a sétima) das "congregações gerais".

Esta espécie de pré-conclave está a decorrer em Roma, desde segunda-feira, com mais de 150 cardeais eleitores (com menos de 80 anos, à data da resignação) e não eleitores.

O resumo das congregações da tarde é divulgado às 19:00 (18:00 em Lisboa).

Lombardi acrescentou que o conclave ia começar provavelmente nos primeiros dias da próxima semana, "na segunda, terça ou quarta-feira", mas não no domingo.

Desde quinta-feira à noite que o colégio cardinalício, que vai elegar no maior segredo o novo chefe da Igreja Católica, está completo, uma vez que os 115 cardeais eleitores já chegaram a Itália.

O colégio cardinalício está aparentemente dividido entre a vontade de ter mais tempo para refletir numa reforma profunda da Igreja e escolher bem o novo papa, e uma parte dos cardeais que não quer prolongar o período de "Sé vacante" (entre a morte/renúncia e eleição de um novo papa).

Esta fase interina começou a 28 de fevereiro, às 19:00, com a resignação efetiva de Bento XVI, de 85 anos, anunciada a 11 de fevereiro.

O Vaticano já indicou esperar a eleição de um novo papa "até à Páscoa", a 31 de março, e muitos cardeais manifestaram vontade de regressar aos seus países para o domingo de ramos, a 24 de março.

O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados