Açoriano Oriental
Daniel Oliveira abandona Bloco de Esquerda
Daniel Oliveira decidiu abandonar o Bloco de Esquerda por considerar que o partido é hoje "um fator de bloqueio, alimentando-se e alimentando o sectarismo", segundo a carta que enviou ao partido.
Daniel Oliveira abandona Bloco de Esquerda

Autor: Lusa/AO online

Na carta, publicado hoje no site do jornal Expresso, Daniel Oliveira acusa Francisco Louçã, anterior coordenador do Bloco de Esquerda, de não ter desistido de “continuar a coordenar, sem ocupar o cargo” o partido.

A agência Lusa contactou telefonicamente Daniel Oliveira, que se escusou a prestar declarações, remetendo quaisquer esclarecimentos para a carta divulgada pelo Expresso.

Na carta, Oliveira ataca a “cultura sectária” do Bloco, considerando que internamente enfraquece o partido e que, externamente, o tem “impedido de ser (…) um fator de convergência e reconfiguração da esquerda portuguesa”.

Para o agora ex-militante, avançou-se com uma corrente maioritária que “matará a possibilidade de democratização da vida interna do Bloco”.

“O que me deixa perplexo é o completo autismo da direção do Bloco, que, enquanto o país se desmorona, se entretém com estes pequenos golpes palacianos, num partido com uma militância tão reduzida”, refere a missiva.

Esta nova corrente é, para Daniel Oliveira, liderada por Francisco Louçã, a quem acusa de não desistir de continuar a coordenar o partido e de promover um “certo culto da personalidade”.

“Fica também evidente que a indicação do atual modelo de liderança e a inusitada nomeação dos dois coordenadores não foi um acidente”, escreve, recordando que discordou da opção por uma direção bicéfala.

Daniel Oliveira lamenta que, “alimentando o sectarismo”, o BE seja hoje um fator de bloqueio da esquerda, quando devia funcionar como um desbloqueador: “Um partido incapaz da tolerância interna, nunca será um fator de criação de um espírito unitário que dê tradução política à luta popular”.

Nesta linha, é também criticado o “boicote premeditado a qualquer entendimento à esquerda”.

Falando do próximo desafio eleitoral em Portugal, Daniel Oliveira classifica as autárquicas como fundamentais para o Bloco e critica a estratégia que o partido está a seguir.

“Concorrer em todo o lado em que o consiga fazer” é uma “estratégia suicida, qualifica, adiantando que a escolha dos candidatos obedeceu a uma lógica de “mera luta interna entre concorrentes”.

Daniel Oliveira diz que sai do Bloco porque não seria sério manter-se num projeto político onde não se sente bem, nem tem esperanças de se vir a sentir melhor, sublinhando que não está no “mercado partidário”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados