Açoriano Oriental
Conjuntura
Custos do trabalho em Portugal sobem 5% no 2º trimestre de 2012
O índice dos custos do trabalho em Portugal, excluindo a Administração Pública, aumentou 5 por cento no segundo trimestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Custos do trabalho em Portugal sobem 5% no 2º trimestre de 2012

Autor: Lusa/AO online

Segundo o INE, esta variação resultou do efeito conjugado do acréscimo dos custos médios do trabalho (com um aumento de 1,4 por cento) e da diminuição do número de horas efetivamente trabalhadas (menos 3,4 por cento).

“A redução do número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador foi generalizada a todas as atividades económicas, regiões NUTS II (Continente e ilhas da Madeira e dos Açores) e grupos profissionais”, destaca o INE.

Numa análise por regiões, a Madeira é aquela cujo custo do trabalho por hora efetivamente trabalhada é mais elevado (6,6 por cento), seguindo-se a zona Centro (6,6 por cento) e a região de Lisboa (5,4 por cento).

Por setor de atividade, o custo de trabalho é mais elevado nas indústrias extrativas (6,9 por cento), seguindo-se o comércio por grosso e retalho (5,6 por cento) e as atividades de saúde humana e apoio social (4,6 por cento.

O índice de custo de trabalho é um indicador que mede a evolução dos custos do trabalho por hora efetivamente trabalhada (custo médio horário), na perspetiva do empregador. Estes custos compreendem, para além das remunerações diretas (salários base), os custos com os benefícios dos trabalhadores e demais encargos suportados pelo empregador (prémios e subsídios, pagamentos por trabalho extraordinário, indemnizações por despedimento, entre outros).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados