Açoriano Oriental
Curados após infeção no atual surto de sarampo aumentam para 58

O número de infetados com o vírus do sarampo que estão já curados subiu para 58, das 70 pessoas que ficaram doentes no atual surto, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS).

Curados após infeção no atual surto de sarampo aumentam para 58

Autor: Lusa/AO online

Este organismo do Ministério da Saúde adiantou que, às 19:00 de segunda-feira, não se encontravam doentes internados com sarampo.

A maioria dos 70 casos de sarampo no atual surto tem ligação ao Hospital de Santo António, no Porto, recordou a DGS.

A Direção-geral da Saúde recorda que o vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes e até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois de a pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal.

Existe vacina contra o sarampo no Programa Nacional de Vacinação, que deve ser administrada aos 12 meses e cinco anos.

Os profissionais de saúde devem ter as duas doses da vacina independentemente da sua idade.

Quem já teve sarampo está imunizado e não voltará a ter a doença. As pessoas com o esquema vacinal completo podem contrair a doença, mas de forma leve e não são veículo de transmissão, segundo as autoridades de saúde.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados