Açoriano Oriental
Cristina Abrantes é a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia da Horta

Cristina Abrantes, 51 anos, enfermeira, foi eleita na sexta-feira à noite provedora da Santa Casa da Misericórdia da Horta, nos Açores, naquele que foi um dos atos eleitorais mais concorridos de sempre na instituição.

Cristina Abrantes é a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia da Horta

Autor: Lusa/AO online

Além de Cristina Abrantes, concorreu também ao cargo Dalila Silva, 36 anos, jornalista e atual chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal da Horta e um dos motivos para a comparência de 208 pessoas na eleição terá sido o facto de existirem duas listas concorrentes.

Votaram 208 irmãos da Santa Casa (132 escolheram Cristina Abrantes para provedora e 73 optaram por Dalila Silva e três votaram em branco.

A elevada afluência às urnas na Santa Casa da Misericórdia da Horta, instalada num concelho com apenas 15 mil habitantes, resulta também da aparente "partidarização" que acabou por se gerar nestas eleições.

De acordo com os "irmãos" ouvidos pela Lusa, Cristina Abrantes, que foi candidata vencida na corrida para a Junta de Freguesia da Praia do Almoxarife, nas eleições autárquicas de outubro, pela coligação PSD/CDS, reunia os apoios mais à direita.

Já Dalila Silva, que fazia parte do anterior gabinete do socialista José Leonardo Silva, que foi reeleito presidente da Câmara Municipal, reuniria os apoios mais à esquerda.

Na contagem dos votos, Cristina Abrantes acabou por vencer e vai agora substituir no cargo de provedor, Fernando Dutra de Sousa, que desempenhou as funções ao longo dos últimos quatro anos.

A nova provedora pretende incutir "nova dinâmica" à Santa Casa e abri-la à comunidade faialense, procurando também cativar o voluntariado para apoio aos quase 80 idosos que residem na instituição.

Fundada entre 1520 e 1522, a Santa Casa da Misericórdia da Horta é um dos maiores empregadores do concelho, dispondo de um vasto leque de serviços e valências, desde lar residencial, centro de dia, apoio domiciliário, centro de atividades ocupacionais, rede de centros comunitários e uma unidade de cuidados continuados integrados.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados