Açoriano Oriental
Bola de Ouro da FIFA
Cristiano Ronaldo e José Mourinho nos três finalistas para ganhar a Bola de Ouro
Os portugueses Cristiano Ronaldo e José Mourinho, do Real Madrid, estão entre os três finalistas para ganhar a Bola de Ouro da FIFA de 2011 nas categorias de futebolista e treinador, respectivamente
Cristiano Ronaldo e José Mourinho nos três finalistas para ganhar a Bola de Ouro

Autor: Lusa/AO online
Vencedor em 2008, ainda como jogador do Manchester United, Cristiano Ronaldo, “Bota de Ouro” em 2009/2010, vai lutar pelo prémio com o argentino Lionel Messi, vencedor em 2009 e 2010, e o espanhol Xavi, ambos do FC Barcelona.

Por seu lado, José Mourinho, vencedor em 2010, concorre com o espanhol Pep Guardiola (FC Barcelona) e o escocês Alex Ferguson (Manchester United), os finalistas da última edição da Liga dos Campeões, ganha pelos catalães.

No que respeita ao prémio de melhor jogador, Messi é o grande favorito ao “tri”, depois de uma época 2009/2010 em que conquistou a Liga dos Campeões, prova em que foi o melhor marcador, e a Liga espanhola.

Messi, que marcou um golo na final da “Champions” (3-1 ao Manchester United) e dois nas meias-finais (“bisou” no 2-0 no reduto do Real Madrid), já ganhou esta época a Supertaça Europeia (um golo no 2-0 ao FC FC Porto) e a Supertaça espanhola (três golos face aos “merenegues”, em dois jogos).

Por seu lado, Ronaldo tem para exibir a sua segunda “Bota de Ouro”, face aos 40 golos conseguidos na última edição da Liga espanhola, sendo que, em termos colectivos, venceu apenas a Taça do Rei, graças a um golo da sua autoria, na final com o “Barça” (1-0, após prolongamento).

Omnipresente em todos os triunfos dos catalães, o médio Xavi é o outro candidato, repetindo o estatuto de finalista que já havia ostentado em 2010, então ao lado de Messi e de Iniesta, agora “substituído” por Cristiano Ronaldo.

Na categoria dos treinadores, Mourinho, vencedor em 2010 depois de ter levado o Inter de Milão ao título europeu em 2009/2010, não é o principal candidato a repetir o sucesso, já que apenas venceu a Taça do Rei.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados