Açoriano Oriental
Cristiano Ronaldo candidato à Bola de Ouro, novamente face a Messi e Iniesta
O futebolista português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, está entre os três finalistas da Bola de Ouro FIFA de 2012, junto aos jogadores do FC Barcelona Lionel Messi e Andrés Iniesta, anunciaram FIFA e France Football.
Cristiano Ronaldo candidato à Bola de Ouro, novamente face a Messi e Iniesta

Autor: Lusa/AO online

A 30 de agosto, os três jogadores já tinham sido os finalistas do prémio de melhor jogador da UEFA de 2011/2012, tendo a vitória pertencido ao médio Iniesta, que foi nomeado o melhor jogador do Europeu de 2012, ganho pela Espanha.

Cristiano Ronaldo, melhor jogador do ano da FIFA e Bola de Ouro em 2008, numa altura em que ainda eram atribuídos dois prémios, repete o estatuto de finalista de 2011, então junto a Messi e ao também jogador do FC Barcelona Xavi Hernandez.

O avançado do Real Madrid ficou em segundo lugar, com 21,6 por cento dos votos, atrás do argentino Lionel Messi, que, com 47,88, foi eleito o melhor do Mundo pelo terceiro ano consecutivo.

O “10” do “Barça” tem, assim, na sua posse os dois troféus Bola de Ouro FIFA, que o organismo que superintende o futebol mundial e a revista francesa France Football passaram a dar conjuntamente, desde 2010.

No primeiro ano, os três finalistas foram do FC Barcelona, com Messi (22,65 por cento dos votos) a vencer os seus companheiros de equipa Iniesta (17,36) e Xavi (16,48), que haviam ajudado a Espanha a conquistar o título mundial, na África do Sul.

Cristiano Ronaldo volta a estar entre os candidatos à Bola de Ouro e a ser o primeiro português a vencê-lo em duas ocasiões, já que Eusébio (1965) e Figo (2000) apenas ganharam uma vez.

Se Ronaldo persegue o “bis”, Lionel Messi, que em 2012 já soma 82 golos, seguindo a escassos três do recorde mundial do alemão Gerd Müller 85, em 1972), pode tornar-se o primeiro jogador da história a ser eleito o melhor do ano pela quarta vez.

No que respeita à Bola de Ouro, apenas os holandeses Johan Cruyff e Marco van Basten e o francês Michel Platini venceram por três vezes, numa altura em que o prémio era só para europeus, e, quanto ao troféu de jogador do ano da FIFA (1991 a 2009), somam três o brasileiro Ronaldo e o gaulês Zinedine Zidane.

Dos três finalistas, Iniesta tem o melhor palmarés, face ao triunfo da Espanha no Euro2012, e Ronaldo ostenta a vitória na Liga espanhola de 2011/2012, prova da qual Messi foi eleito o melhor jogador, após os 50 golos que lhe deram a “Bota de Ouro”.

A Bola de Ouro, eleição dos selecionadores nacionais e respetivos “capitães” de equipa e por jornalistas que acompanham a modalidade, vai ser entregue na Gala da FIFA, a 07 de janeiro de 2013, na cidade suíça de Zurique.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados