Açoriano Oriental
Crise é "bem maior" no arquipélago por culpa do Governo Regional
O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, afirmou esta terça-feira que vários indicadores económicos provam que a crise é "bem maior" na região do que a nível nacional, responsabilizando o governo e o PS açorianos, no poder há 16 anos.
Crise é "bem maior" no arquipélago por culpa do Governo Regional

Autor: Lusa/AO Online

"O Governo dos Açores é de facto o grande responsável por esta enorme crise social e económica que vivemos. E a prova pode-se expressar em dois ou três números", afirmou Duarte Freitas, em declarações aos jornalistas na abertura das jornadas parlamentares do partido, que decorrem na Ribeira Grande, até sexta-feira.

O líder do PSD/Açores apontou que o desemprego na região cresceu em 2012 "a um ritmo muito superior do que a nível nacional" e que os números da execução fiscal mostram que no ano passado as receitas de IVA (imposto sobre o valor acrescentado) caíram 2% no país e 15% nas ilhas, enquanto as do IRS (imposto sobre o rendimento singular) baixaram 20% a nível nacional e 45% nos Açores.

"Isto revela bem a contração económica que se está a viver nos Açores, que é bem maior do que a nível nacional, e, portanto, desmente completamente a narrativa do Governo Regional de tentar encontrar culpados fora para aquilo que é a sua responsabilidade", afirmou, lançando um "apelo" ao executivo do socialista Vasco Cordeiro para que "procure mais soluções do que desculpas e que procure mais o diálogo do que os ataques às oposições".

Duarte Freitas assegurou que os sociais-democratas estão "sempre disponíveis para encontrar essas soluções para os problemas dos açorianos", acrescentando que será essa postura que o partido terá no debate das propostas de orçamento e de plano anual de investimentos para 2013 que o executivo entregou recentemente no parlamento da região e que são o tema das jornadas parlamentares do PSD/Açores que hoje começaram.

"Estamos aqui de novo a trabalhar para analisar os documentos orçamentais, que têm uma importância extraordinária neste momento, e vamos naturalmente dar todo o nosso trabalho, toda a nossa vontade, toda a nossa capacidade para ajudar o governo a encontrar soluções para os açorianos, porque é isso que de facto nos preocupa neste momento", sublinhou.

Duarte Freitas escusou-se a fazer hoje uma apreciação dos documentos orçamentais entregues ao parlamento regional, dizendo que nos próximos dias os deputados do PSD vão continuar a analisá-los e a falar com os parceiros sociais "para encontrar a melhor fórmula de ajudar o governo a ajudar-se" e assim "ajudar os açorianos a ultrapassar a situação em que foram colocados com esta enorme crise, com grandes responsabilidades do Governo Regional".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados