Açoriano Oriental
Açores/Eleições
Crescimento do turismo deve levar à valorização dos produtos locais
A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu hoje nos Açores que, num momento em que cresce o turismo nesta Região Autónoma, os produtos locais como os laticínios e a carne devem ser valorizados.
Crescimento do turismo deve levar à valorização dos produtos locais

Autor: Lusa/AO Online

 

“Precisamos que se acrescente valor ao longo de toda a cadeia, se diferencie os produtos. Temos esta produção não estabulada, ao ar livre com os prados, tem que se conseguir passar a mensagem de que há algo de diferente que merece ser valorizado, seja pelo consumidor nacional seja pelo consumidor estrangeiro”, disse aos jornalistas Assunção Cristas em Arrifes (ilha de São Miguel), junto a uma exploração agrícola.

“Estamos sempre a falar da necessidade de valorizar o produto, precisamos de dar mais rendimento aos produtores”, acrescentou, após se ter reunido com a Associação de Jovens Agricultores Micaelenses, uma iniciativa no âmbito da campanha eleitoral para as eleições legislativas regionais do próximo domingo.

A Associação de Associação de Jovens Agricultores Micaelenses tem 450 associados que produzem leite e carne.

Para Assunção Cristas, que se deslocou à associação de agricultores acompanhada da cabeça de lista do CDS-PP pelo círculo eleitoral de São Miguel, Ana Afonso, “há trabalho para ser feito ao nível da Região Autónoma dos Açores, ao nível de São Miguel, para diferenciar e valorizar o leite e os laticínios e também a carne”, sobretudo quando cresce o interesse turístico do arquipélago.

“É importante que o turista que hoje consegue vir aos Açores com mais facilidade por causa da liberalização do espaço aéreo chegue cá e possa comer bife que é mesmo dos Açores, beber leite mesmo dos Açores e manteiga mesmo dos Açores. [Isso] pode ajudar não só que a produção se mantenha mas como cresça”, sustentou.

A presidente do CDS foi a líder nacional que mais se dedicou à campanha para o parlamento regional, com três deslocações ao arquipélago e durante vários dias.

Para a votação de dia 16 estão inscritos 228.160 eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados