Açoriano Oriental
Crescimento da segunda economia mundial abrandou
O crescimento da segunda maior economia mundial abrandou no primeiro trimestre de 2014, para 7,4% - o valor mais baixo desde o terceiro trimestre de 2012 - , mas a desaceleração anunciada acabou por superar muitas previsões.
Crescimento da segunda economia mundial abrandou

Autor: Lusa/AO online

 

A economia chinesa “teve um comportamento adequado” e “o seu ajustamento, transformação e melhoria estruturais continuaram a progredir”, disse o porta-voz do Gabinete Nacional de Estatísticas da China, Sheng Laiyun, ao apresentar os principais indicadores do primeiro trimestre do ano.

“Contudo, temos de ter presente que o ambiente externo permanece complicado e volátil, e que a economia nacional ainda enfrenta pressões descendentes”, acrescentou o porta-voz.

O crescimento do Produto Interno Bruto chinês entre janeiro e março de 2014 representa um abrandamento de 0,3 pontos percentuais em relação a igual período de 2013 e também face ao último trimestre do ano passado.

Economistas citados na terça-feira na imprensa oficial previam um crescimento de 7,2% ou 7,3% no primeiro trimestre de 2014, ligeiramente abaixo da meta de “cerca de 7,5%” preconizada pelo governo para o conjunto do ano.

O crescimento económico anunciado hoje foi o mais baixo desde o terceiro trimestre de 2012.

“Mesmo assim, foi muito melhor do que o crescimento de 6,6% registado no primeiro trimestre de 2009, quando a crise financeira global causou estragos”, assinalou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

A China é a segunda economia mundial, a seguir aos Estados Unidos da América, e o seu crescimento tem sido um dos principais motores da recuperação global.

De acordo com outros indicadores do primeiro trimestre de 2014 divulgados hoje, a produção industrial chinesa aumentou 8,7% e o investimento em bens fixos, entre os quais infraestruturas, cresceu 17,4% - menos um e dois pontos percentuais, respetivamente, do que a média de 2013.

As vendas a retalho, um dos principais indicadores do consumo interno, aumentaram 12%, menos 1,1 pontos do que a subida registada no ano passado (13,1%).

Descontada a inflação (2,3%), o rendimento disponível per capita nas zonas urbanas, onde vive a maioria da população, subiu 7,2%, para 8.155 yuan (cerca de 950 euros), e nas zonas rurais 10,1%, para 3.224 yuan (380 euros).

Segundo outro indicador, divulgado há uma semana, no primeiro trimestre deste ano, o comércio externo da China caiu 1,6% em relação a igual período de 2013, para 965,88 mil milhões de dólares (69,8 mil milhões de euros) - 9,1 pontos percentuais abaixo do crescimento de 7,5% fixado pelo governo.

As exportações, consideradas outrora o grande motor do crescimento económico da China, diminuíram 3,4%, reduzindo o excedente comercial do país para 16,74 mil milhões de dólares (12,1 mil milhões de euros).

Há duas semanas, o governo chinês anunciou um pacote de estímulos, designados por “medidas pró-crescimento”, nomeadamente para construção de caminhos-de-ferro e redução de impostos às pequenas empresas.

O Banco Mundial, entretanto, reviu em baixa a previsão sobre o crescimento económico da China em 2014, de 7,7% para 7,6%.

Pelas contas do Fundo Monetário Internacional, a China assegurou mais de um terço do crescimento global nos últimos cinco anos e quase 50% do crescimento das economias emergentes e em vias de desenvolvimento.

Durante a sua ultima visita a Pequim, em março passado, a diretora do FMI, Christine Lagarde, elogiou o “papel estabilizador” da China na economia global, mas exortou o país a promover um crescimento “mais inclusivo, mas amigo do ambiente e mais sustentável”.

“A China está de novo numa encruzilhada. Embora os índices de crescimento continuem impressionantes, isso esconde alguns graves problemas que precisam de ser ultrapassados”, disse Lagarde.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados