Açoriano Oriental
Cozinheiros em Portugal participam em evento mundial de promoção da gastronomia francesa
Os cozinheiros com duas estrelas Michelin José Avillez e Dieter Koschina são dois dos participantes, em Portugal, numa iniciativa do Governo francês que pretende enaltecer a cozinha gaulesa e que juntará mais de 1300 'chefs' em todo o mundo.
Cozinheiros em Portugal participam em evento mundial de promoção da gastronomia francesa

Autor: Lusa/ Online

No próximo dia 19 de março, cozinheiros em cinco continentes vão servir, nos seus restaurantes, “um ‘menu francês’ para celebrar a gastronomia francesa que, desde há muito, transporta uma mensagem de excelência, de vitalidade e de respeito pela saúde e pelo ambiente”, divulgou a organização.

Os cozinheiros são convidados a preparar jantares saudáveis, “com menos gordura, menos açúcar e menos sal” e que privilegiem os produtos frescos, da época e provenientes de produtores locais.

O projeto, relacionado com a inscrição da gastronomia francesa como património mundial da UNESCO, pretende tambeém mostrar a sua diversidade, desde o ‘bistrot’ à alta cozinha.

Em Portugal, 17 restaurantes associam-se à iniciativa do ministério dos Negócios Estrangeiros francês “Goût de/Good France”, propondo combinações entre os sabores portugueses e a gastronomia francesa.

O conceituado ‘chef’ francês Alain Ducasse selecionou os cozinheiros que, em Portugal, participam: José Avillez (Belcanto), Dieter Koschina ( Vila Joya), Vincent Farges (Fortaleza do Guincho, uma estrela Michelin), Joachim Koerper (Eleven, uma estrela Michelin), Albano Lourenço (Arcadas da Capela), Ljubomir Stanisic (100 Maneiras), João Rodrigues (Cafetaria Mensagem), Diogo Noronha (Casa de Pasto), Walter Blazevic (Lisboete), Pascal Meynard (Varanda), Miguel Castro e Silva (De Castro Flores e Largo), Daniel Schalaipfer (Adlib Restaurant), Luís Baena (Mesa do Bairro), Justa Nobre (Spazio Buondi/Nobre) , Sandro Meireles (Anfiteatro) e Jorge Sousa (Poivron Rouge).

A iniciativa tem também um cariz solidário, revertendo cinco por cento dos lucros do jantar à Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), uma organização não-governamental que pretende promover a saúde das crianças e promover o combate ao sedentarismo e à má nutrição.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados