Açoriano Oriental
COTEC procura projetos para transformar a ciência em negócio
O Programa COHiTEC está a procurar em 18 instituições de ensino superior de todo o país projetos com potencial para serem desenvolvidos em negócios de cariz tecnológico, anunciou a COTEC Portugal.
COTEC procura projetos para transformar a ciência em negócio

Autor: Lusa/AO online

 

Durante um mês, a equipa de técnicos da Associação Empresarial para a Inovação (COTEC Portugal), que tem como objetivo promover o aumento da competitividade das empresas através da inovação, vai passar pelas instituições, começando pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, na terça-feira.

"O investimento feito em ciência em Portugal não é consequente em termos de desenvolvimento económico. O objetivo do Programa COHiTEC é inverter esta situação e contribuir para transformar a ciência desenvolvida nas nossas instituições de ensino superior em negócios globais", sublinha o diretor do Programa COHiTEC, Pedro Vilarinho, citado num comunicado da COTEC.

O ministro da Educação e Ciência, tal como a secretária de Estado da Ciência, têm insistido na necessidade de ultrapassar a atual "distância" entre as unidades de investigação e os cientistas, que desenvolvem projetos inovadores, e as empresas, que podem aproveitar estas ideias para a atividade industrial, com proveito económico.

As sessões nas universidades contam com o testemunho de um investigador e empreendedor de edições anteriores para partilhar a sua experiência enquanto participante no Programa COHiTEC, abordando as vantagens e as dificuldades sentidas na concretização do projeto.

A COTEC Portugal abriu também as candidaturas à edição de 2015 do Programa COHiTEC e os projetos podem ser submetidos até 15 de janeiro do próximo ano.

Desde a sua criação, em 2004, o programa da COTEC, em que participam cientistas com propostas de tecnologias que podem ter valor comercial, já apoiou 136 projetos, a envolver mais de 600 investigadores e estudantes, e deu origem a 23 empresas de base tecnológica.

O Programa COHiTEC é uma ação de formação destinada a investigadores que pretendem avaliar o potencial comercial das tecnologias desenvolvidas e, ao longo de quatro meses, criam conceitos de produto para a sua ideia e definem um projeto de negócios, contando com o apoio de estudantes de gestão, mentores e consultores das universidades de Brown e North Carolina State, nos EUA, parceiras da iniciativa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados